Sustentabilidade

Estes são os 4 melhores países do mundo para ciclistas e suas bicicletas

Redação Hypeness - 26/09/2020 | Atualizada em - 08/12/2020

Sabemos que a bicicleta é uma alternativa mais sustentável ao transporte público. Mas, em tempos de pandemia, ela ganha mais uma função para os adeptos: nada de aglomeração – típica dos ônibus, trens e metrôs – para quem pedala ao seu destino.

– Catadores de material reciclável substituem animais por bicicletas de carga

Alguns países têm começado a retomar atividades depois de meses com comércios fechados para incentivar a quarentena. Ao mesmo tempo, os governos anunciam políticas públicas para incentivar a população a usar a bicicleta nesse momento, ainda delicado. 

Ciclovias, ruas fechadas para carros, subsídios para quem comprar uma bike e outras ações estão sendo adotadas por governos do mundo todo. Consequentemente, a escolha por modais como  bicicletas, patinetes e até skates elétricos tem crescido cada vez mais.

– Piso de ciclovia que gera energia começa a ser testado Curitiba

Tais ações estão transformando alguns países em ‘bike-safe’, ou lugares ideais e seguros para os ciclistas e suas bicicletas. Confira o ranking, montado pela Copenhagenize Design Company: 

Holanda: 

Asmterdã ocupa o segundo lugar do ranking

Já conhecida pelo grande trânsito de bicicletas, Amsterdã ocupa o segundo lugar do ranking, seguida por outra cidade holandesa em terceiro: Utrecht. Amsterdã é famosa por sua facilidade urbana para as bikes, já Utrecht não era tão conhecida entre os ciclistas até investir em inovação e vias que valorizam seus canais e monumentos cristãos. 

França: 

A principal cidade ciclista da França é Estrasburgo, que tem servido como exemplo para cidades maiores, como Paris. Isso se dá pela estrutura para receber ciclistas, sinalização e rede centralizada de cíclicos urbano.

Bélgica: 

Com uma ação municipal efetiva, a cidade de Antuérpia recebe turistas e nativos para explorá-la com duas rodas. Às margens do rio Escalda, a cidade é encantadora e conta com uma arquitetura flamenga renascentista. É como entrar em um livro de história.

Dinamarca: 

Copenhague é um show e amiga das bicicletas

Copenhague, capital da Dinamarca, é a cidade que ocupou o primeiro lugar no ranking. Com alto aporte em investimentos sustentáveis, é fácil transitar pelos seus bairros e conhecer mais do famoso centro histórico com palácios e castelos de deslumbrar os olhos.

Publicidade

Fotos: Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.