Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
A gente não gosta muito de pensar nos parasitas. Geralmente, fazemos a associação negativa com esses seres vivos e o termo virou até xingamento. Mas a comunidade científica está cada vez mais preocupada com o desaparecimento dessas espécies e como isso pode afetar o planeta.
Estudos recentes mostram que o desaparecimento de diversos ecossistemas está relacionado a tentativa dos seres humanos de eliminar todos os parasitas. Desde funções em produções agrícolas, evitando o uso de agrotóxicos, até a subsistência de peixes no Japão, os parasitas ajudam o planeta a se manter vivo e a nossa tentativa de acabar com eles pode estar prejudicando todo o mundo.
– Brasil recebe 50 filhotes de araras-azuis e breca extinção de 20 anos
Parasitas nos causam repulsa por problemas em humanos e animais domésticos, mas 96% deles estão na natureza ajudando ecossistemas
“Existe uma série de trabalhos científicos nas últimas décadas focados no entendimento do porquê de grande animais estão sendo extintos, e como isso se relaciona com a mudança climática. Mas há uma grande quantidade de plantas e animais que também estão desaparecendo e não fazemos ideia da motivação”, afirma Colin Calson, do departamento de biologia da Universidade de Berkely.
“Uma coisa que aprendemos sobre os parasitas na última década é que eles cumprem papel grande e importante papel em ecossistemas que ignoramos por muitos e muitos anos”, conclui Carson a Smithsonian.
– Cientistas fazem história e clonam espécie de cavalo ameaçada de extinção
Um bom exemplo de como eles podem ser importantes é o verme-crina-de-cavalo. Esse bicho entra na cabeça dos grilos no Japão e faz com que os animais se joguem na água. Como eles não sabem nadar, se afogam e viram o principal alimento para a truta japonesa, cuja dieta depende em 60% desse processo.
Agora os cientistas pensam em um plano de 50 anos para redução gradativa dos químicos que buscam eliminar os parasitas do planeta e acreditam que qualquer tentativa de eliminar ou diminuir as populações de parasitas pode ser perigosa para a Terra.
– Ameaçada de extinção, maior tartaruga dos oceanos usa praias vazias para reprodução
“Aliás, o hospedeiro nem precisa ser extinto; se sua população for reduzida e sua densidade baixar, o parasita terá dificuldade de se mover para outro e isso significa seu fim. Quando você adiciona o risco primário ao risco secundário, estima-se que uma em cada três espécies de parasitas esteja potencialmente em risco de extinção”, afirmou Skylar Hopkins, professora de Ecologia Aplicada da Universidade Estadual da Carolina do Norte, à BBC.
Publicidade
Detectar um câncer com rapidez, precisão e precocidade pode ser a grande diferença entre a vida e a morte do...
Um projeto de pesquisa realizado por cientistas britânicos está pela primeira vez testando em seres humanos o uso de...
Você comeria algo que pode te fazer correr risco de morte? Pois saiba que na Finlândia um cogumelo chamado Falso...
Vez ou outra se ouve por aí que um asteroide pode se chocar com a Terra e desencadear uma destruição total. Pode...
Como seria o pôr do Sol se ele fosse visto de Vênus? Será que o anoitecer seria tão colorido visto de Urano quanto...
Basta nos vermos diante de um gatinho ou cãozinho para nos vermos diante de um curioso, inevitável e unânime...
Astrônomos detectaram por telescópio um poderoso laser de ondas radioativas no espaço. Em termos oficiais, o laser...
Diferente do que pensávamos, na pré-história os crocodilos tinham uma dieta muito mais rica do que os livros de...
Para combater a pandemia do novo coronavírus e reduzir a disseminação da doença, ficar em casa em quarentena e...