Debate

Facebook é acusado de assistir usuários do Instagram via câmera do celular

18 • 09 • 2020 às 17:00
Atualizada em 18 • 09 • 2020 às 17:19
Redação Hypeness
Redação Hypeness Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

O Facebook está sendo processado por assistir usuários do Instagram via câmera do celular, mesmo quando ela está desativada no aplicativo, afirma uma notícia do site Bloomberg. Segundo o portal de jornalismo empresarial, o maior conglomerado de redes sociais do mundo coleta informações sobre a casa das pessoas para vender para publicidade. A empresa de Mark Zuckeberg nega a acusação.

– Facebook usa inteligência artificial para prever suas decisões. E vende tudo para publicidade

Há anos, as questões de neutralidade de rede e privacidade de dados estão em pauta, em especial por ações do Facebook. A importância do Whatsapp na divulgação de informações falsas durante o pleito brasileiro de 2018 e o poder do Facebook de espalhar desinformação durante as eleições de 2016 nos EUA são fatos conhecidos que circundam a empresa.

Em 2016, imagens mostravam que Mark Zuckeberg cobriu microfone e webcam de seu laptop, obviamente, por questões de privacidade

No mês passado, o Instagram já sofreu um processo por coletar dados biométricos – medidas de seu rosto e reconhecimento facial – sem o consentimento dos usuários do estado de Illinois, nos EUA. A empresa nega que tenha coletado esse tipo de informação, mesmo que em 2015 já tenha sofrido o mesmo tipo de processo no Facebook, no mesmo estado.

– Funcionários do Facebook fazem grande paralisação pública contra posição de Zuckerberg sobre verificação de informações

Invasão de privacidade na prática 

A mais recente acusação, de uso de câmeras de maneira indevida parte de uma notificação do iPhone de uma usuária, que mostrava que o Instagram estava usando a câmera dela mesmo com o aplicativo fechado. Segundo a gigante de tecnologia, foi apenas um bug do aparelho dela e não uma coleção de dados da empresa. O caso corre em uma corte de San Francisco, no Vale do Silício.

– ‘Privacidade Hackeada’ mostra que termos e condições da democracia viraram um jogo

A questão da privacidade violada pelas big-techs é de extrema importância e se tornou um dos principais temas de debate para legislação nos últimos anos. Vale assistir os documentários ‘Privacidade Hackeada’ e ‘O Dilema das redes’, ambos da Netflix para entender melhor como a questão de dados afeta a nossa vida e a nossa democracia.

Publicidade

Canais Especiais Hypeness