Inspiração

Família de Marielle Franco cria agenda pública para candidaturas de todo o Brasil

por: Vitor Paiva

O assassinato da vereadora Marielle Franco encerrou precocemente uma brilhante e importante carreira política que se iniciava, mas não apagou suas ideias – e o legado de Marielle segue vivo e forte como um verdadeiro norte para quem defende a vida, a justiça e a igualdade no Brasil. Para que a luta de Marielle, assim como suas pautas e ideias, sigam cada vez mais luminosas no cenário político brasileiro, o Instituo Marielle Franco decidiu lançar uma agenda pública de políticas e compromissos para engajar justamente candidaturas que em todo o país desejem dar continuidade ao caminho que Marielle traçou.

Marielle Franco © Flickr

O lançamento da Agenda Marielle Franco aconteceu no último dia 14, e tal data não foi escolhida por acaso – trata-se de quando completou 30 meses do assassinato da vereadora carioca. Além disso, as próximas eleições municipais são as primeiras desde o crime, e por isso a Agenda surge como um meio de reafirmar com clareza e contundência o ideário de Marielle como “símbolo da  representação de mulheres negras periféricas e LGBTs nos espaços de poder do país”. A ideia é que a agenda funcione como um verdadeiro guia, detalhando e aprofundando as pautas e lutas pelas quais Marielle viveu e dedicou seu trabalho.

Marielle com sua família © arquivo pessoal

“O assassinato brutal – ainda sem respostas sobre o mandante – não impediu que a memória e o significado do legado de Marielle exerçam uma enorme influência nessas eleições”, afirmou Anielle Franco, diretora do instituto e irmã de Marielle. “Candidaturas em todo o Brasil se inspiram em Marielle: se em 2018 o aumento de candidaturas de mulheres negras foi enorme comparado com as eleições anteriores, a estimativa é que esse ano esse número seja ainda maior”.

© Getty Images

O processo de feitura da agenda reuniu projetos de lei de autoria de Marielle, levantou sua atuação enquanto vereadora e presidente da Comissão da Mulher da Câmara Municipal e ainda conversou com algumas de suas assessoras. O lançamento foi coroado com um vídeo emocionante, estrelado pela filha de Anielle, afilhada de Marielle.

A agenda está disponível em um site, e qualquer candidatura ou eleitor pode se inscrever para se tornar um defensor desse legado.“É transformar a retórica em prática. Esperamos que muitas candidaturas se inscrevam e se tornem defensores dessa agenda”.

© Getty Images

Publicidade

© fotos: créditos


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.


X
Próxima notícia Hypeness:
Irandhir Santos ganha declaração do marido inspirada em ‘Chega de Saudade’ nos 12 anos de casamento