Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
O assassinato da vereadora Marielle Franco encerrou precocemente uma brilhante e importante carreira política que se iniciava, mas não apagou suas ideias – e o legado de Marielle segue vivo e forte como um verdadeiro norte para quem defende a vida, a justiça e a igualdade no Brasil. Para que a luta de Marielle, assim como suas pautas e ideias, sigam cada vez mais luminosas no cenário político brasileiro, o Instituo Marielle Franco decidiu lançar uma agenda pública de políticas e compromissos para engajar justamente candidaturas que em todo o país desejem dar continuidade ao caminho que Marielle traçou.
Marielle Franco © Flickr
O lançamento da Agenda Marielle Franco aconteceu no último dia 14, e tal data não foi escolhida por acaso – trata-se de quando completou 30 meses do assassinato da vereadora carioca. Além disso, as próximas eleições municipais são as primeiras desde o crime, e por isso a Agenda surge como um meio de reafirmar com clareza e contundência o ideário de Marielle como “símbolo da representação de mulheres negras periféricas e LGBTs nos espaços de poder do país”. A ideia é que a agenda funcione como um verdadeiro guia, detalhando e aprofundando as pautas e lutas pelas quais Marielle viveu e dedicou seu trabalho.
Marielle com sua família © arquivo pessoal
“O assassinato brutal – ainda sem respostas sobre o mandante – não impediu que a memória e o significado do legado de Marielle exerçam uma enorme influência nessas eleições”, afirmou Anielle Franco, diretora do instituto e irmã de Marielle. “Candidaturas em todo o Brasil se inspiram em Marielle: se em 2018 o aumento de candidaturas de mulheres negras foi enorme comparado com as eleições anteriores, a estimativa é que esse ano esse número seja ainda maior”.
© Getty Images
O processo de feitura da agenda reuniu projetos de lei de autoria de Marielle, levantou sua atuação enquanto vereadora e presidente da Comissão da Mulher da Câmara Municipal e ainda conversou com algumas de suas assessoras. O lançamento foi coroado com um vídeo emocionante, estrelado pela filha de Anielle, afilhada de Marielle.
A agenda está disponível em um site, e qualquer candidatura ou eleitor pode se inscrever para se tornar um defensor desse legado.“É transformar a retórica em prática. Esperamos que muitas candidaturas se inscrevam e se tornem defensores dessa agenda”.
© Getty Images
Publicidade
A polícia canadense interceptou mais de 20.593 solicitantes de asilo em 2017. O número representa um enorme aumento...
O goleiro iraniano Alireza Beiranvand terá as fortes seleções da Espanha e de Portugal pela frente na Copa do Mundo....
A cantora Preta Gil, hoje com 47 anos, já postou algumas fotos nas redes sociais exibindo seus cabelos brancos. Agora,...
Kate Langman é uma cabeleireira do estado de Wisconsin, EUA. Recentemente, enquanto estava no supermercado, ela viu...
A chinesa Li LiJuan, 46, conquistou uma grande fortuna nos anos 80 ao investir em ações de uma mina de carvão, na...
Que mulher nunca se olhou no espelho se achando gorda demais, muito branca (ou muito negra), com celulites ou...
A velha máxima que diz que seu pior inimigo é você mesmo parece clichê, mas é difícil rebate-la se a gente parar...
O mês de abril tem trazido ansiedade a alguns detentos da penitenciária Desembargador Adriano Marrey, localizada em...
Dentre as diversas angústias que a jovem trans Luiza Valentim, de 27 anos, atravessou quando entendeu que era uma...