Design

Fonte inteligente e gratuita altera ou borra discurso de ódio para combater bullying online

por: Kauê Vieira

Para combater a violência verbal que tanto intoxica a internet através de comentários e posts, uma empresa de tecnologia desenvolveu a primeira fonte tipográfica capaz de impedir o usuário de ofender ou humilhar terceiros. Intitulada “The Polite Type” (algo como “a fonte educada”, em tradução livre), a fonte foi desenvolvida pelo empresa finlandesa TietoEVRY junto da agência de publicidade TBWA/Helsinki, e sua tecnologia é capaz de reconhecer discursos de ódio e substitui-los, seja borrando a frase final, seja trocando de fato o texto violento por expressões, palavras ou frases mais inclusivas.

O site para download permite o teste em inglês da tecnologia – se você digitar uma frase como “I Hate You” (Eu odeio você), a fonte automaticamente troca a frase por “I Disagree with you”, ou “Eu não concordo com você”.

“Eu não concordo com você”

A ideia da fonte não é a de censurar os discursos de ódio, mas sim de educar as pessoas que usam o cyberbullying como norma, e que estabelecem a violência de tal forma que níveis elevados de agressividade passaram a ser aceitos nos universos virtuais. Trata-se de uma abertura para o desenvolvimento de soluções mais amplas para um problema – o bullying, a perseguição e a violência verbal virtual – que se tornou um verdadeiro problema global contemporâneo.

Segundo estudo da UNESCO de 2019, mais de um terço dos bullyings entre jovens acontecem atualmente online, mas novos estudos sugerem que, no último ano, tal estimativa tenha se elevado ainda mais. “A Polite Type serve de suporte para nosso desejo de criar um ambiente seguro e igualitário para soluções digitais”, disse Kia Haring, diretora de comunicação e sustentabilidade da TieroEVRY.

“Você tem o direito de ser quem você é”

“Você tem direito à sua vida e suas opiniões”

“Eu espero que nossa causa se afirme como um despertar para todo o público pensar de que forma o bullying pode melhor ser combatido”. The Polite Type é uma fonte de livre em código aberto, e pode ser utilizado por desenvolvedores e organizações que queiram ajudar na causa.

Infelizmente a tecnologia da fonte ainda só funciona em inglês – que pode ser baixada gratuitamente aqui.

Publicidade

© fotos: reprodução


Kauê Vieira
Nascido na periferia da zona sul de São Paulo, Kauê Vieira é jornalista desde que se conhece por gente. Apaixonado pela profissão, acumula 10 anos de carreira, com destaque para passagens pela área de cultura. Foi coordenador de comunicação do Projeto Afreaka, idealizou duas edições de um festival promovendo encontros entre Brasil e África contemporânea, além de ter participado da produção de um livro paradidático sobre o ensino de África nas Escolas. Acumula ainda duas passagens pelo Portal Terra. Por fim, ao lado de suas funções no Hypeness, ministra um curso sobre mídia e representatividade e outras coisinhas mais.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Olimpíadas de 2028 em Los Angeles terá logo em movimento