Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Para combater a violência verbal que tanto intoxica a internet através de comentários e posts, uma empresa de tecnologia desenvolveu a primeira fonte tipográfica capaz de impedir o usuário de ofender ou humilhar terceiros. Intitulada “The Polite Type” (algo como “a fonte educada”, em tradução livre), a fonte foi desenvolvida pelo empresa finlandesa TietoEVRY junto da agência de publicidade TBWA/Helsinki, e sua tecnologia é capaz de reconhecer discursos de ódio e substitui-los, seja borrando a frase final, seja trocando de fato o texto violento por expressões, palavras ou frases mais inclusivas.
O site para download permite o teste em inglês da tecnologia – se você digitar uma frase como “I Hate You” (Eu odeio você), a fonte automaticamente troca a frase por “I Disagree with you”, ou “Eu não concordo com você”.
“Eu não concordo com você”
A ideia da fonte não é a de censurar os discursos de ódio, mas sim de educar as pessoas que usam o cyberbullying como norma, e que estabelecem a violência de tal forma que níveis elevados de agressividade passaram a ser aceitos nos universos virtuais. Trata-se de uma abertura para o desenvolvimento de soluções mais amplas para um problema – o bullying, a perseguição e a violência verbal virtual – que se tornou um verdadeiro problema global contemporâneo.
Segundo estudo da UNESCO de 2019, mais de um terço dos bullyings entre jovens acontecem atualmente online, mas novos estudos sugerem que, no último ano, tal estimativa tenha se elevado ainda mais. “A Polite Type serve de suporte para nosso desejo de criar um ambiente seguro e igualitário para soluções digitais”, disse Kia Haring, diretora de comunicação e sustentabilidade da TieroEVRY.
“Você tem o direito de ser quem você é”
“Você tem direito à sua vida e suas opiniões”
“Eu espero que nossa causa se afirme como um despertar para todo o público pensar de que forma o bullying pode melhor ser combatido”. The Polite Type é uma fonte de livre em código aberto, e pode ser utilizado por desenvolvedores e organizações que queiram ajudar na causa.
Infelizmente a tecnologia da fonte ainda só funciona em inglês – que pode ser baixada gratuitamente aqui.
Publicidade
Modificação feita pelo designer Benjamin Blanchard numa moto TRIUMPH Speed Triple.
Acredite se puder: em uma parede no exterior do Museum of the Moving Image, em Nova Iorque, é possível colocar um DVD...
O Aquaskipper é uma invenção australiana que mistura jetski com uma bicicleta, que funciona conforme você pula no...
Uma das maiores expressões do Modernismo no design e arquitetura, a Bauhaus foi uma escola de arte vanguardista na...
Nesta semana, a Nasa anunciou a descoberta de sete novos planetas com tamanhos similares ao da Terra. Acredita-se que...
Uma carta para mim mesmo 10 anos atrás traz, todas as semanas, convidados das mais diversas áreas, convidando-os a...
Utilizando barro e toras de eucalipto somados a grandes doses de criatividade e ao próprio imenso talento, o arquiteto...
A fabricante de bebidas Suntory criou apenas 150 garrafas do Whisky especial 50 anos de Rolling Stones. Cada garrafa...
O fotógrafo Julian Murray de Minneapolis, apresenta um ensaio fotográfico um tanto diferente mas que criou um visual...