Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Com a bola rolando o time inglês Forest Green Rovers pode até estar na quarta divisão do futebol inglês, mas no que diz respeito à sustentabilidade ele é campeão do mundo, com reconhecimento da FIFA e até mesmo da ONU sobre tal título. Ao cumprir uma série de compromissos ambientais – que vão desde o material com o qual os uniformes são fabricados até as instalações do clube, o gramado e mesmo a dieta dos atletas – o “exército verde”, como o time também é conhecido entre seus torcedores, é o clube mais ambientalmente sustentável do mundo, e o único com certificado de neutralidade de emissão de carbono.
Celebração entre os jogadores do Rovers © FGR/Divulgação
As medidas foram muitas para que Forest Green Rovers conquistasse tal título. Todo o uniforme dos atletas é feito com 50% de carvão de bambu, o gramado do clube é totalmente orgânico (usando algas marinhas como adubo e água coletada da chuva para irrigação, sem uso de qualquer pesticida ou fertilizantes) a energia geral das instalações do time são advindas de energia limpa, essencialmente captada por painéis solares – que alimentam até mesmo os cortadores de grama. E não só: a van que transporta os jogadores é elétrica, o estacionamento do estádio oferece vagas com carregadores para carros elétricos, e até a dieta dos atletas se adequa a um futuro mais sustentável e saudável, sendo 100% vegana – no estádio em dias de jogo, as pizzas e hambúrgueres vendidas também são de origem vegetal.
As vagas para carros elétricos nos estádios © FGR/Divulgação
O Forest Green Rovers, que desde 2017 disputa a League Two ou quarta divisão do futebol inglês, foi fundado em 1889, mas sua mudança para se tornar uma instituição totalmente sustentável começou em 2010 – quando Dale Vince, empresário do ramo das energias sustentáveis, se tornou o maior acionista do clube.
Dale Vince, atual presidente do clube © FGR/Divulgação
E as mudanças seguem: desde a temporada passada que cada ingresso trazia a informação da pegada de carbono para cada torcedor em jogos fora de casa, e os pagamentos feitos pelo clube são hoje totalmente eletrônicos, sem operação de dinheiro.
O novo uniforme feito de bambu © FGR/Divulgação
O futuro dos Rovers e de seu compromisso verde vai além: a principal novidade será a construção de um novo estádio, com capacidade para 5 mil torcedores, feito totalmente em madeira, com projetos de reflorestamento e restauração de canais incluídos.
O incrível projeto do novo estádio, totalmente sustentável e feito em madeira © FGR/Divulgação
A ideia é que o Eco Park seja o cenário do caminho do clube na direção da Premier League – para celebrar, quem sabe, o título também entre as quatro linhas, já que para o planeta o clube já o campeão.
Publicidade
Uma gangue invadiu o laboratório Meerut Medical College em Delhi, na Índia, e escapou com caixas de testes...
A Maya Bay, na ilha de Koh Phi Phi Leh, é um dos destinos turísticos mais procurados por quem visita a Tailândia. O...
O Eco Floating Hotel promete ser um tipo inovador de hospedagem. Criado pelo escritório de arquitetura turco Hayri...
A quantidade de plástico no mundo é tão grande que, em 2050 os oceanos abrigarão mais detritos plásticos do que...
Quem não passou pela experiência de plantar um pé de feijão no algodão quando estava na escola? A pequena Alicia...
Enquanto demagogos e lunáticos insistem em questionar o aquecimento global e a efeito dos destrutivos hábitos humanos...
Ao norte do estado de Minas, em uma região compreendida por cerca de 89 municípios, marcada pela vegetação do...
Nas últimas semanas, a pandemia do coronavírus tem dominado a internet e as centenas de imagens de recuperação da...
A Mattel revelou recentemente a mais nova Barbie em sua série Inspiring Women (Mulheres Inspiradoras) – uma boneca...