Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Com a bola rolando o time inglês Forest Green Rovers pode até estar na quarta divisão do futebol inglês, mas no que diz respeito à sustentabilidade ele é campeão do mundo, com reconhecimento da FIFA e até mesmo da ONU sobre tal título. Ao cumprir uma série de compromissos ambientais – que vão desde o material com o qual os uniformes são fabricados até as instalações do clube, o gramado e mesmo a dieta dos atletas – o “exército verde”, como o time também é conhecido entre seus torcedores, é o clube mais ambientalmente sustentável do mundo, e o único com certificado de neutralidade de emissão de carbono.
Celebração entre os jogadores do Rovers © FGR/Divulgação
As medidas foram muitas para que Forest Green Rovers conquistasse tal título. Todo o uniforme dos atletas é feito com 50% de carvão de bambu, o gramado do clube é totalmente orgânico (usando algas marinhas como adubo e água coletada da chuva para irrigação, sem uso de qualquer pesticida ou fertilizantes) a energia geral das instalações do time são advindas de energia limpa, essencialmente captada por painéis solares – que alimentam até mesmo os cortadores de grama. E não só: a van que transporta os jogadores é elétrica, o estacionamento do estádio oferece vagas com carregadores para carros elétricos, e até a dieta dos atletas se adequa a um futuro mais sustentável e saudável, sendo 100% vegana – no estádio em dias de jogo, as pizzas e hambúrgueres vendidas também são de origem vegetal.
As vagas para carros elétricos nos estádios © FGR/Divulgação
O Forest Green Rovers, que desde 2017 disputa a League Two ou quarta divisão do futebol inglês, foi fundado em 1889, mas sua mudança para se tornar uma instituição totalmente sustentável começou em 2010 – quando Dale Vince, empresário do ramo das energias sustentáveis, se tornou o maior acionista do clube.
Dale Vince, atual presidente do clube © FGR/Divulgação
E as mudanças seguem: desde a temporada passada que cada ingresso trazia a informação da pegada de carbono para cada torcedor em jogos fora de casa, e os pagamentos feitos pelo clube são hoje totalmente eletrônicos, sem operação de dinheiro.
O novo uniforme feito de bambu © FGR/Divulgação
O futuro dos Rovers e de seu compromisso verde vai além: a principal novidade será a construção de um novo estádio, com capacidade para 5 mil torcedores, feito totalmente em madeira, com projetos de reflorestamento e restauração de canais incluídos.
O incrível projeto do novo estádio, totalmente sustentável e feito em madeira © FGR/Divulgação
A ideia é que o Eco Park seja o cenário do caminho do clube na direção da Premier League – para celebrar, quem sabe, o título também entre as quatro linhas, já que para o planeta o clube já o campeão.
Publicidade
Os animais em extinção são um bom exemplo de como a ocupação humana prejudicou a diversidade da natureza em...
Para nos protegermos de fato do coronavírus é preciso proteger a todos, ou jamais estaremos de fato livres da...
A educação vem passando por um processo de transformação e compreensão sobre o que é realmente aprender e...
Uma ideia fantástica de como melhorar o meio ambiente na cidade fazendo um 2 em 1: em Pequim, capital chinesa, é...
Sonho de 9 entre 10 alpinistas, o Everest habita o imaginário de muita gente que passa a vida inteira lutando para...
O incêndio florestal no Parque Juquery já dura mais de dois dias e consumiu cerca de 80% da vegetação da maior...
Com o intuito de empoderar a comunidade e garantir alimentação saudável para todos, o engenheiro agrônomo Carlos...
Lauren Singer ficou famosa por produzir apenas um pote de lixo durante quatro anos (nesse vídeo aqui ela mostra todos...
As abelhas estão entre os animais mais ameaçados atualmente de desaparecer do planeta. Só no Brasil, recentemente...