Diversidade

Reynaldo Gianecchini se diz pansexual e o significado do termo deixou muita gente surpresa

por: Yuri Ferreira

O ator global Reynaldo Gianecchini afirmou em entrevista a agência de notícias EFE que não gosta de rótulos para a sua sexualidade, mas que é ‘pan’. O ator se soma a (ainda) pequena quantidade de famosos que se declaram pansexuais. Após a afirmação do galã, muita gente iniciou debates nas redes sociais sobre o significado do termo, que confunde muita gente.

– Gianecchini sobre sexualidade: ‘Não assumi que sou gay. Sou tudo’

Ator que recentemente declarou que não era hétero explica sua sexualidade: Reynaldo Gianecchini é pansexual

Antes de conversarmos sobre a definição e significado de pansexual, vamos ver o que ele declarou à EFE: “Dizem que sou gay, mas não me considero assim. Eu me considero tudo ao mesmo tempo. Se existir uma palavra para mim, então é ‘pan’ [pansexual], porque ‘pan’ é tudo’. Eu não me encaixo em nenhuma definição. Acredito na liberdade de ser o que cada um quiser ser. Todo mundo tem muitos lados dentro de si mesmo e a sexualidade reflete muito isso.”

A partir de então, muita gente se perguntou o que é pansexualidade e como ela se difere das outras sexualidades. Vamos lá: o pansexual é o sujeito que se sente atraído por pessoas independente da identidade de gêneros. Enquanto a bissexualidade, em muitos casos, aborda somente homens e mulheres cis, o termo pansexualidade aborda pessoas não-binárias, trans e sem gênero, sendo um termo para visibilizar a comunidade não-binária.

– Flordelis teve filme estrelado por Bruna Marquezine e Reynaldo Gianecchini. Diretor se diz arrependido

Existe uma confusão muito comum na internet que associa pansexualidade a literalmente atração sexual por tudo, como objetos e animais. Isso não é verdade e é bastante LGBTfóbico. Além de Gianecchini, outros pansexuais assumidos são Renato Russo, Preta Gil, Miley Cyrus, Bella Thorne e Bianca Boca Rosa.

– Aulas de desconstrução de estereótipos de gênero entram no currículo de escolas australianas

“Quando a gente fala de pansexualidade, as pessoas misturam com parafilia e pedofilia. Então, pensam que pansexual sente atração por árvore, por criança. A pessoa pan sente atração apenas por pessoas capazes de consentir uma relação”, explica a psicóloga Andrea de Carvalho Perez, do Hospital das Clínicas de São Paulo, ao Universa, da UOL.

Publicidade

Fotos: Foto 1: Reprodução/Instagram Destaque: © Getty Images


Yuri Ferreira
Jornalista formado na Escola de Jornalismo da Énois. Já publicou em veículos como The Guardian, UOL, The Intercept, VICE, Carta e hoje escreve aqui no Hypeness. No twitter, @porfavorparem.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Gabrielle Union fará releitura de episódio de ‘Friends’ apenas com atores negros