Arte

Google celebra Alexandre Dumas e ancestralidade negra do autor de ‘Os Três Mosqueteiros

por: Redação Hypeness

O doodle do Google no dia 28 de agosto foi projetado para homenagear o escritor francês Alexandre Dumas (1802 – 1870). Autor de clássicos da literatura mundial como “Os Três Mosqueteiros” e “O Conde de Monte Cristo”, o literata negro foi celebrado com uma série de ilustrações interativas na página padrão do buscador.

– Tarot de artistas LGBTQIA+, negros e com deficiência recria artes de forma inclusiva

“Em homenagem a um dos autores franceses mais reverenciados do século 19, a apresentação de slides do doodle desta data celebra Alexandre Dumas. Talvez mais conhecido por romances de aventura fanfarrões, Dumas produziu uma prolífica obra que continua a emocionar leitores em todo o mundo”, escreve a página oficial de doodles do Google, onde é possível visualizar e interagir com a arte completa.

A data em questão foi escolhida porque, no mesmo dia de 1884, Dumas publicou o primeiro capítulo do livro “O Conde de Monte Cristo” no jornal parisiense Les Journal des Débats. O romance foi dividido em três partes, e as seguintes foram publicadas em 31 de outubro do mesmo ano e em 20 de julho de 1845 sucessivamente.

O doodle foi feito pelo artista Matt Cruickshank e conta, em ilustrações resumidas (e sem spoilers, como alerta o Google), um pouco do enredo do livro, que foi um dos maiores sucessos do autor.

Quem foi Alexandre Dumas?

Ainda de acordo com a página oficial dos doodles do Google, Dumas Davy de la Pailleterie nasceu em 1802 em Villers-Cotterêts, na França, e posteriormente assumiu o nome de Alexandre Dumas.

– Artista coloca personagens negros em desenhos clássicos da sua infância

A escolha do novo título se deu em homenagem ao sobrenome da avó paterna, Marie-Césette Dumas, mulher afrodescendente e escrava em Saint-Domingue, atual Haiti.

Além de preservar as memórias das histórias que ouvia sobre as façanhas realizadas pelo pai, um antigo general, Dumas conservou também a ancestralidade negra da própria família.

Publicidade

Ilustrações: Matt Cruickshank


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Artista de rua francês espalha imensas borboletas pelas paredes de cidades do mundo todo