Inspiração

Instituto Chá dá dicas de 5 chás para te ajudar durante a pandemia

por: Gabriela Glette

Patrocinado por: Namore-se

Por mais que estejamos cercados de nossa família e tendo mais tempo para cuidar de nós, este período de incertezas e de isolamento social decorrente da pandemia do coronavírus tem sido o gatilho para uma série de sentimentos que estão vindo à tona. Não se esqueça que cuidar da saúde mental, não somente é importante, mas tem se mostrado essencial em tempos de quarentena, por isto, Dani Lieuthier – do Instituto Chá, compartilhou 5 chás que podem te ajudar a organizar a mente e o coração.

5 chás quarentena 1

A pesquisadora e especialista em chás e tea blender, enfatiza que não é somente o chá em si que pode nos ajudar com o estresse e a ansiedade, mas aquele momento em que estamos preparando e entrando em contato com ervas medicinais, é uma espécie de meditação. “Preparar um chá é um momento de interiorização, em que nos conectamos com nós mesmos e conseguimos focar no momento presente, deixando de lado a ansiedade e o medo”, explica.

5 chás quarentena 2

Assim, além das propriedades químicas de cura da fitoterapia – comprovadas cientificamente -, pode-se considerar também o efeito psicológico que tomar um chá ou infusão proporciona. Portanto, vamos às receitas:

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1. Chá para ansiedade

Os chás perfeitos para essa situação são os com infusões de: camomila, melissa, erva-cidreira, capim-limão, lavanda e folhas de maracujá. “Essas infusões são ideais para trazer calma, reduzir a ansiedade e, até mesmo, para dormir!”, conta.

2. Chá para o estresse

Os principais chá para o estresse são os de base calmante, iguais os de ansiedade: camomila, melissa, erva-cidreira, capim-limão, lavanda e folhas de maracujá. Porém, podemos dar um boost através do método de inalação de óleos: “para momentos de muita ansiedade, também é recomendado fazer inalação de óleos essenciais de plantas medicinais como lavanda, erva-doce e laranja-doce”, explica.

3. Chá para a energia

Para manter a disposição, o ideal é o consumo de chás e infusões que contém cafeína. O chá verde e o chá preto são ótimas opções, uma vez que possuem a teína (mesma substância que a cafeína). Seu maior benefício é que ela é absorvida lentamente pelo corpo, já que, a planta de chá verde e preto, também possui L-theanina. Segundo a especialista: “Ao tomarmos uma xícara de café, a absorção é rápida e temos um pico de energia. Mas, o café pode trazer ansiedade, um sintoma que está atingindo muitas pessoas na atualidade e que queremos evitar”.

4. Chá para concentração

Um chá muito recomendado para concentração é o chá verde. Historicamente, ele era consumido pelos monges budistas para propiciar o estado de meditação, com atenção e calma ao mesmo tempo. No entanto, outro chá muito bom para consumir quando quer se concentrar é o chá escuro, que é fermentado.

5. Chá para a imunidade

Em tempos de coronavírus, este é um assunto importante, afinal, precisamos estar com a imunidade boa e para isto devemos aliar uma série de práticas. Existem diversos chás para a imunidade, como: hibisco, folha de oliveira, botões de rosa, casca de laranja, gengibre, hortelã.

Agora que você já conhece as ervas ideais, conheça abaixo algumas receitas:

CHÁ DA ENERGIA

– 600ml (3 xícaras) de água filtrada ou mineral

– 2 colheres de chá de chá preto, chá verde ou mate tostado

– 1 pau de canela

– 1 pedaço de gengibre (do tamanho de uma pontinha de dedo)

– 2 unidades de cravo

– 1 anis-estrelado (opcional)

Fatie o gengibre. Ferva o gengibre por 10 minutos. Adicione as especiarias e ferva por mais 5 minutos. Retire do fogo, coe e deixe esfriar por 3 minutos para baixar a temperatura. Adicione o chá ou mate que escolher. Deixe em infusão por 4 minutos e coe. Está pronto para beber. Serve duas pessoas.

CHÁ DO RELAXAMENTO

– 1L (5 xícaras) de água filtrada ou mineral

– 1 colher de sopa de camomila

– 1 colher de sopa de capim-limão

– 1 colher de sopa de melissa

– casca de uma laranja ou tangerina

Ferva a casca do cítrico escolhido por 10 minutos. Adicione as ervas e deixe em infusão por 10 minutos. Basta coar e está pronto para beber. Serve quatro pessoas. Pode ser consumido quente ou gelado.

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Fotos: Unsplash


Gabriela Glette
Uma jornalista e produtora de conteúdo que mora na França. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias. Gabriela também é fundadora do site Quokka Mag, onde fala apenas sobre coisas boas!


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