Canais Especiais Hypeness
-
Orgulho LGBTQIA+
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
As eleições municipais de 2020 começaram! Vereadores e prefeitos concorrem aos pleitos de mais de 5 mil municípios no país e muitos tentam garantir seus cargos na sombra da polarização entre o ex-presidente Lula e o atual mandatário, Jair Bolsonaro. Além disso, os clássicos ‘Zé das couves’, ‘Alemão da Padaria’, dentre outros, pipocam nos registros dos tribunais eleitorais brasileiros.
Particularmente, as eleições são o meu momento favorito da vida brasileira. Para quem gosta, as de 2020 serão um prato cheio. O aumento do número de mulheres (eram 31% das campanhas em 2016 e agora são 33%) e de negros (maioria entre os vereadores) mostra um aumento da diversidade no pleito, que cresceu 9% em número de candidatos na comparação com a última eleição.
Lula e Bolsonaro disputam mentes e corações, mas é o atual presidente que ganha no critério nomes de vereadores; são 78 Lulas e 82 Bolsonaros. Foi registrado um aumento em candidatos militares, em especial policiais, tendência que já era observada no último pleito federal-estadual, de 2018.
– Mulher com síndrome de Down se candidata em eleições francesas
Lula e Bolsonaro polarizam escolhas por nomes em urnas ao redor do país
A jornalista de dados Cecília do Lago mostrou que nessa eleição haverá, como sempre, os folclóricos ‘Zés das Couves’. Ela utilizou a base de dados do TSE para fazer uma thread incrível que mostra a incrível diversidade de nomes dos mais de 500 mil candidatos a vereança no nosso país. E não são só os Lulas e Bolsonaros, tem muito político sendo usurpado na urna:
– Drag queen vai lançar candidatura coletiva em eleições municipais em Salvador
O eleitor poderá escolher se quiser
99 Tiriricas
3 TRUMPs
18 OBAMAs
19 Malufs
58 Brizolas1 SHAKIRA
— Cecília do Lago (@ceciliadolago) September 27, 2020
A tática da confusão pode até funcionar, mas não é muito recomendada, isso porque o eleitor sabe que o candidato – tem uma foto na urna – não é o referido ex-presidente. Entretanto, a tática pode tentar criar uma proximidade entre o candidato e os famosos políticos.
“Os eleitores sabem que não é o Lula ou o Bolsonaro que estão concorrendo. Eventualmente, esses candidatos a vereador podem querer sinalizar para o eleitor que eles seguem as políticas dessas lideranças conhecidas, mas esse tipo de estratégia acaba não funcionando. Se você tem dez candidatos utilizando essa estratégia, em um mesmo estado ou mesma cidade, eles acabam não se diferenciando”, explica Pedro Mundim, professor de ciência política da Universidade Federal de Goias (UFG), ao G1.
– Como a ciência entende e explica o ódio que se espalhou nas eleições
E aqui vai outra thread com as celebridades que estão concorrendo às eleições no município de São Paulo (sério, é cada uma!):
A eleição de São Paulo é um quase programa da RedeTV pic.twitter.com/BHcXC0Zxfu
— William Castro (@William_Castro) September 26, 2020
Publicidade
De acordo com um estudo publicado na revista “Epidemiologia e Serviços de Saúde”, 40% dos casos suspeitos de...
Um caso de racismo fo registrado na cidade de Limeira, no interior do estado de São Paulo. João Carlos, um homem...
O governo estadual de São Paulo ordenou a reabertura gradual dos estabelecimentos comerciais a partir dessa...
Depois de 13 anos vivendo com silicone nos seios, a influenciadora estadunidense Bunnie DeFord dividiu com seu público...
A jornalista Marcela Mesquita, que disse ter sido afastada das telas da TV Vanguarda, afiliada da Globo em São José...
De ossos a produtos medicinais, passando por roupas e até os próprios animais taxidermizados, as imagens mostrando a...
O coreógrafo Carlinhos de Jesus anunciou em um vídeo postado em sua conta no Instagram que foi contaminado pelo novo...
O vocalista Josh Homme, do Queens of the Stone Age, parece ter cansado de inventar desculpas e resolveu assumir a...
Monitorada de perto e isolada em casa há quase 15 dias, uma das primeiras brasileiras com coronavírus revelou ao UOL...