Diversidade

Maju Coutinho se emociona com capa, celebra representatividade e dá recado aos racistas

por: Yuri Ferreira


A apresentadora do Jornal Hoje, Maju Coutinho, é a capa da nova edição da revista Raça Brasil. Ícone da representatividade negra na televisão e alvo de diversos ataques racistas durante sua carreira, Maria Júlia se emocionou com a presença em uma das principais publicações sobre a questão racial no Brasil. A apresentadora comentou em longa entrevista sobre a importância e responsabilidade que têm em sua posição e alertou sobre as questões raciais no país.

Antes apresentadora de meteorologia no Jornal Nacional, Maju migrou para a bancada do Jornal Hoje nesse ano. A jornalista é uma das cotadas para tomar a âncora do principal telejornal do Brasil e tem conquistado com muita garra seu espaço na mídia brasileira.

– Maju Coutinho conhece espectadora mirim que se encantou com seu cabelo

Maju Coutinho, símbolo da representatividade negra, é a capa da Revista Raça

À Revista Raça, a âncora do Jornal Hoje explicou um pouco de sua representatividade e a responsabilidade que ela traz. Ela contou um pouco sobre seu impacto nas crianças negras, que frequentemente aparecem em vídeos se comparando a apresentadora.

– Boa notícia: autores de crime de racismo contra Maju Coutinho são condenados

“Sou marcada com frequência em postagens de fotos e vídeos de crianças negras na frente da tela da TV com minha imagem ao fundo, apresentando o JH” Geralmente, a legenda das publicações menciona a importância da representatividade. Essas postagens são como presentes nestes tempos tensos que estamos vivendo”, afirmou Maju Coutinho.

Recentemente, a âncora entrou em conflito com Jair Bolsonaro após relembrar que, durante evento oficial sobre a covid-19, nenhum membro do governo fez sinal às mais de 120 mil vítimas do coronavírus. Os bolsonaristas lembraram que uma médica que não faz parte do Governo Federal comentou a situação, acusando-a de propagação de notícias falsas. Maju tem se defendido dos ataques – muitos dos quais com teor racista.

– Maju Coutinho inspira e jornalista comanda noticiário ao lado de fã de 9 anos

Ela também usa sua plataforma para valorizar a questão da representatividade:

“Ser uma referência neste movimento (de afirmação racial) é uma responsabilidade. E isso implica em contribuir para que o debate e as ações de inclusão de nós negros na sociedade avancem. O avanço se dará quando a presença negra em diversos setores for naturalizada”, afirmou Maju à revista Raça.

– Maju cai na risada depois de explicar desigualdade com Xibom Bombom

Confia postagem da apresentadora sobre a capa nas redes sociais:


Publicidade

Fotos: Divulgação/Revista Raça


Yuri Ferreira
Jornalista formado na Escola de Jornalismo da Énois. Já publicou em veículos como The Guardian, UOL, The Intercept, VICE, Carta e hoje escreve aqui no Hypeness. No twitter, @porfavorparem.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Gabrielle Union fará releitura de episódio de ‘Friends’ apenas com atores negros