Tecnologia

Mineiros usam tecnologia 5G para operar máquinas e levantar peso da sala de casa

04 • 09 • 2020 às 17:02 Redação Hypeness
Redação Hypeness Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Mineiros chineses do condado de Luanchuan, na província de Henan, têm feito um home office que vai muito além do que a realidade da maioria das pessoas na mesma situação. À distância, eles têm usado a tecnologia 5G para controlar veículos e equipamentos automotivos capazes de levantar toneladas de terra e pedras a quilômetros de separação. 

Empresa cria versão de casa smart brasileira: baixo custo e internet controlada por app

Usando o 5G, funcionário controla maquinário pesado que está na mina a quilômetros de distância.

Segundo a “CCTV”, emissora de televisão estatal, os trabalhadores fazem parte da empresa China Molybdenum, que utiliza o 5G na mina de Sandaozhuang desde 2019. Não é preciso voltar tantos anos atrás para pensar que esse tipo de atividade, não fosse a nova tecnologia da China, seria impossível. 

Projeto de lei baseado em fake news quer proibir testes com internet 5G

O 5G, com sua conectividade de alta velocidade, permite que os controladores do maquinário exerçam seu trabalho com precisão mesmo não estando fisicamente presentes na mina. O que pode parecer bastante estranho se você observa os veículos automotivos se mexendo “sozinhos”.

‘Robocop é você?’: já criaram viaturas da política capazes de reconhecer rostos

A ascensão dessa nova tecnologia tem gerado debate em todo mundo. Surgido na China, o 5G tem encontrado resistência no mercado externo por conta da falta de informações sobre tudo que o envolve — algo que reflete a forma de governo do partido comunista no país. A administração do presidente Donald Trump, dos Estados Unidos, também tem se mostrado fortemente resistente a ele, o que pode ser explicado sob a análise comercial e o temor americano de perder espaço (e que espaço!) no setor tecnológico.  

As máquinas na mina de Sandaozhuang sendo operadas “sozinhas”, enquanto funcionários monitoram ao fundo.

Publicidade

Canais Especiais Hypeness