Inspiração

Minha pausa: 5 boas chances de relaxar e tirar um tempo para si na rotina

por: Gabriela Rassy

Dar uma pausa no dia a dia e encontrar um momento para si não é apenas importante, mas essencial. Em meio à correria da rotina e às inúmeras tarefas que exercemos, tirar um tempo só para gente traz inúmeros benefícios. Como a maior parte das atividades está relacionada a obrigações exteriores – seja no trabalho, em casa, com filhos, pets e familiares. Somos acumuladores de responsabilidades e muitas vezes esquecemos de desacelerar e colocar o foco em nós mesmos.

A pausa tem inúmeros benefícios, como a melhora de humor, empatia a serenidade. São tantas vantagens que ganhamos ao simplesmente incluirmos um momento de respiro na rotina. A chave está no equilíbrio.

Segundo a neurocirurgiã Alessandra Gorgulho, em entrevista ao G1, “a rotina, ela pode basicamente achatar a capacidade intelectual, se você permitir”. Vamos então te mostrar algumas boas chances de fortalecer esses pequenos e poderosos hábitos de relaxamento.

Vamos nessa!

Das mãos ao cérebro

Usar as mãos é uma ótima maneira de aliviar as tensões – e não estamos falando de rolar seu feed infinitamente. Pesquisas em neurociência mostram que atividades manuais, como tricô e outras formas de artesanato têxtil, como costura, tricô e crochê, têm muito em comum com a atenção plena e a meditação. Os impactos são positivos tanto na saúde mental e quanto no bem-estar já que os trabalhos manuais estimulam pensamentos e atitudes mais positivas.

Do estômago ao corpo todo

Cozinhar pode ser muito relaxante se for uma atividade feita com calma. Além de incluir as mãos e os olhos em uma função que não exige tela, o resultado é o cuidado e atenção à sua alimentação. É uma pausa com benefício direto! Neste período em que colocamos a saúde em foco, é importante pensar em nutrição. Fazer refeições ricas e balanceadas é a pedida. Uma boa combinação é granola com iogurte numa deliciosa união em fonte de fibras e proteínas. A Nesfit oferece opções com aveia em misturas saborosas com morango e baunilha; maracujá e gengibre; e frutas vermelhas com hibisco. A dica é se dar uma pausa para cuidar da alimentação enquanto escuta um podcast.

Da terra ao coração

Mexer com a terra é outra boa técnica para relaxar e dar uma pausa na rotina. Plantar e acompanhar o desenvolvimento de um ser vivo que respira e respeita o tempo nos ensina muito. E o aprendizado que podemos levar com essa observação da natureza vai desde a compreensão dos pequenos passos que formam o todo até formas de ser mais contemplativo, de exercitar o cuidar, a paciência, a concentração e a calma.

Da cama para o mundo

Dê um tempo e durma um pouco mais. Uma boa noite de sono fortalece nossa imunidade e nos dá força para seguir com o dia seguinte. É uma pausa mais do que necessária que nos ajuda a pensar melhor e de maneira mais clara.

Do ouvido para a alma

Que a música possui poder de relaxamento, bem estar e até cura não há dúvidas, e a musicoterapia e outros tratamentos envolvendo música e som são efetivos e bastante utilizado. Uma pesquisa conduzida por neurocientistas da Inglaterra investigou quais eram as músicas mais relaxantes do mundo e elencou 10 faixas que produzem efeito no cérebro. Segundo a pesquisa, a música “Weightless”, do grupo Marconi Union, reduziu em até 65% o nível de ansiedade dos envolvidos.

Podemos estar em um momento complicado, mas tudo vai passar e vamos ficar bem. Enquanto isso, dê uma pausa, se nutra de coisas boas e saboreie um Iogurte Nesfit. Descomprimir é preciso e dar tempo a nós mesmos e o primeiro passo para ter um dia a dia mais leve e relaxado.

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Gabriela Rassy
Jornalista enraizada na cultura, caçadora de arte e badalação nas capitais ensolaradas desse Brasil, entusiasta da cena musical noturna e fervida por natureza.

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