Ciência

Mulher teria se curado espontaneamente do HIV após quase 30 anos, diz revista

por: Redação Hypeness

Um artigo publicado na revista Nature, uma das mais importantes do mundo científico internacional, apresenta o caso de uma mulher dos Estados Unidos que aparentemente se curou do HIV espontaneamente e os possíveis mecanismos e explicações para isso a partir de uma investigação detalhada feita nela e em um grupo de pessoas que viviam com HIV. 

Loreen Willenberg, tem 66 anos, mora na Califórnia e vive com HIV desde 1992. Ela faz parte de um grupo muito especial chamado de Controladores de Elite, que abrange cerca de 0,5% das pessoas que vivem com HIV no mundo.

– Unifesp diz que paciente está há 17 meses sem HIV em estudo inédito e histórico

Loreen Willenberg é uma controladora de elite

Os controladores de elite são especiais por terem uma resposta imune própria e robusta contra o HIV. Durante toda a sua vida, Loreen nunca precisou iniciar o tratamento antirretroviral devido à eficiência das suas células de defesa no controle do vírus. 

– Para ajudar pessoas com Aids, comissários da Varig traficavam remédios nos anos 1980

Até que, a partir do ano passado, os pesquisadores que a acompanhavam anunciaram que não conseguiam mais encontrar o HIV viável no seu corpo, nem mesmo na forma de DNA pró-viral, seja no sangue ou nos reservatórios.

A hipótese dos pesquisadores, depois de procurar em mais de 1,5 bilhão de células, é a de que Loreen, com sua própria imunidade, conseguiu eliminar qualquer resquício de informação genética do seu reservatório capaz de disparar a replicação do HIV. E assim, se curou espontaneamente. No estudo foram avaliados outros 63 controladores de elite, mas todos ainda tinham vírus viáveis em seus reservatórios.

– O que você precisa saber sobre a descoberta do novo tipo do vírus HIV

O próximo passo na pesquisa é entender o que fez o sistema imune de Loreen se comportar de forma diferente, da mesma forma que investigam a possibilidade de um indivíduo se tornar um controlador de elite como ela. 

No entanto, esse não é um trabalho fácil. Controladores de elite são muito raros e não são todos iguais. São objeto de intensa pesquisa no mundo, e precisam ser melhor compreendidos antes de pensarmos em transformar uma pessoa comum em um deles.

– Cientistas dão passo gigante ao eliminar HIV do organismo de animais vivos

Em sua coluna na UOL, Rico Vasconcelos, que estuda o tratamento e prevenção do HIV e outras ISTs, comentou o estudo: “o caso de Loreen Willenberg é inédito e recente, por isso precisamos ter cautela nas afirmações sobre sua possível cura e acompanhá-la por mais tempo para entender o que ocorreu de fato. Mas sem dúvida trata-se de um passo a mais em direção à cura do HIV, um fenômeno que a cada dia que passa parece se tornar mais possível”.

Publicidade

Foto: Reprodução / Nature


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Quantas xícaras de café podemos tomar por dia sem prejudicar a saúde