Canais Especiais Hypeness
-
Orgulho LGBTQIA+
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Um artigo publicado na revista Nature, uma das mais importantes do mundo científico internacional, apresenta o caso de uma mulher dos Estados Unidos que aparentemente se curou do HIV espontaneamente e os possíveis mecanismos e explicações para isso a partir de uma investigação detalhada feita nela e em um grupo de pessoas que viviam com HIV.
Loreen Willenberg, tem 66 anos, mora na Califórnia e vive com HIV desde 1992. Ela faz parte de um grupo muito especial chamado de Controladores de Elite, que abrange cerca de 0,5% das pessoas que vivem com HIV no mundo.
– Unifesp diz que paciente está há 17 meses sem HIV em estudo inédito e histórico
Loreen Willenberg é uma controladora de elite
Os controladores de elite são especiais por terem uma resposta imune própria e robusta contra o HIV. Durante toda a sua vida, Loreen nunca precisou iniciar o tratamento antirretroviral devido à eficiência das suas células de defesa no controle do vírus.
– Para ajudar pessoas com Aids, comissários da Varig traficavam remédios nos anos 1980
Até que, a partir do ano passado, os pesquisadores que a acompanhavam anunciaram que não conseguiam mais encontrar o HIV viável no seu corpo, nem mesmo na forma de DNA pró-viral, seja no sangue ou nos reservatórios.
A hipótese dos pesquisadores, depois de procurar em mais de 1,5 bilhão de células, é a de que Loreen, com sua própria imunidade, conseguiu eliminar qualquer resquício de informação genética do seu reservatório capaz de disparar a replicação do HIV. E assim, se curou espontaneamente. No estudo foram avaliados outros 63 controladores de elite, mas todos ainda tinham vírus viáveis em seus reservatórios.
– O que você precisa saber sobre a descoberta do novo tipo do vírus HIV
O próximo passo na pesquisa é entender o que fez o sistema imune de Loreen se comportar de forma diferente, da mesma forma que investigam a possibilidade de um indivíduo se tornar um controlador de elite como ela.
No entanto, esse não é um trabalho fácil. Controladores de elite são muito raros e não são todos iguais. São objeto de intensa pesquisa no mundo, e precisam ser melhor compreendidos antes de pensarmos em transformar uma pessoa comum em um deles.
– Cientistas dão passo gigante ao eliminar HIV do organismo de animais vivos
Em sua coluna na UOL, Rico Vasconcelos, que estuda o tratamento e prevenção do HIV e outras ISTs, comentou o estudo: “o caso de Loreen Willenberg é inédito e recente, por isso precisamos ter cautela nas afirmações sobre sua possível cura e acompanhá-la por mais tempo para entender o que ocorreu de fato. Mas sem dúvida trata-se de um passo a mais em direção à cura do HIV, um fenômeno que a cada dia que passa parece se tornar mais possível”.
Publicidade
Os conflitos entre motoristas em seus carros e ciclistas nas ruas das grandes cidades não são novidade para ninguém...
O olfato é capaz de ativar nossa memória e nos relembrar de fatos e pessoas. Quem nunca se pegou recordando de...
Começou com casos isolados de pessoas pedindo autorização para usar a maconha medicinal, evoluiu para projetos na...
Rio Grande do Sul e Santa Catarina enfrentam uma onda histórica de frio, que chegou à região Sul nesta semana e...
Enquanto o atual governo parece determinado a correr na direção do precipício de um país que não investe em...
Depois de mais de seis meses da pandemia, já se sabe de cor as recomendações de proteção contra o novo...
Muito foi dito desde que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou, no último dia 03 de...
Imagens tiradas no espaço sempre surpreendem por sua beleza e grandiosidade. É o caso da fotografia mais recente...
Cuidar do planeta é simbolicamente cuidar de nós mesmos – não existimos, afinal, sem essa imensa casa na qual...