Ciência

Neto de Jacques Cousteau está construindo o maior centro de pesquisas subaquáticas do mundo

por: Redação Hypeness

Cuidar dos oceanos está no sangue da família Cousteau. Nos passos do avô, Fabien Cousteau tem mantido o trabalho pela preservação e cuidado da vida aquática feito por Jacques. Seu próximo passo nesse sentido é ousado: ele pretende criar Proteus, o maior laboratório subaquático de pesquisa do mundo. 

Aquanautas ficam 2 semanas no fundo do mar em laboratório submarino

Projeto do laboratório submarino planejado pela instituição de Fabien Cousteau.

O nome vem de um deus marinho da mitologia grega e, ao que tudo indica, o projeto será mesmo uma espécie de entidade dos mares. O centro de análises terá cerca de 370m2 e ficará a 18 metros de profundidade na costa de Curaçao, no Caribe. A ideia é que a estação se torne para o mar e a pesquisa oceânica o que a Estação Espacial Internacional, que orbita ao redor da Terra, é para a pesquisa espacial.

Tecnologia utiliza microalgas para absorver gás carbônico e reduzir emissões

Proteus não só fornecerá acesso sem precedentes ao oceano para os aquanautas e cientistas a bordo, mas também para o mundo”, explica Cousteau ao “My Modern Met”. “Ter este tipo de acesso ao oceano é necessário para que quaisquer mudanças sejam feitas, já que, como meu avô disse: ‘As pessoas protegem o que amam, amam o que entendem e entendem o que lhes é ensinado.’ Sem o conhecimento do oceano sendo explorado e compartilhado, como podemos começar a criar qualquer mudança significativa?”, questiona. 

Foto de Fabien Cousteau, neto de Jacques Cousteau.

Cientistas citam resiliência e dizem que oceanos podem ser ‘resetados’ em 30 anos

Além dos laboratórios de pesquisa, a Proteus será equipada com alojamentos, instalações médicas e outros espaços de convivência. O projeto promete captar o máximo possível de luz natural. A instituição de Fabien Cousteau, a Fabien Cousteau Ocean Learning Center, espera conseguir os US$ 135 milhões necessários para construir e manter a estação nos primeiros três anos.

Publicidade

Foto 1, 3 e 4: Fabien Cousteau Ocean Learning Center / Foto 2: Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Corações de cães disparam quando donos apenas dizem que os amam, aponta estudo