Design

Olimpíadas de 2028 em Los Angeles terá logo em movimento

por: Vitor Paiva

Com audiências globais que superam a casa dos bilhões de espectadores, naturalmente os Jogos Olímpicos funcionam também, para além das competições, como uma grande exibição de inovações de todos os tipos: tecnológicas, médicas, arquitetônicas e até mesmo de design. E é isso que o Comitê Olímpico e Paralímpico de Los Angeles promoveu ao divulgar o logotipo dos Jogos de 2028 – se o vídeo é a mídia do momento, ao invés de uma imagem estática, o logo das Olimpíadas de Los Angeles foi lançado em movimento, como um desenho dinâmico que se transforma em várias versões de si.

A novidade não visa somente estar de acordo com as últimas tendências tecnológicas e midiáticas, mas também procura significar um propósito maior e mais nobre: de acordo com o Comitê, a constante transformação do logo representa e celebra a diversidade da população de Los Angeles, assim como os mais variados estilos de vida que tanto definem a mais populosa cidade do estado da Califórnia, nos EUA.

Dos quatro elementos que compõem o logo – A sigla LA do nome da cidade, e os algarismos do número 28 do ano dos jogos – é a letra “A” quem dança junto com os anéis olímpicos e se transformam para colocar o grafismo em movimento.

Uma das versões do logo aplicada em um mural em Los Angeles © Getty Images

Segundo Amy Gleeson, diretora de marketing da LA28, a criação teve a era digital e também o melhor espírito da cidade-sede como horizonte. “Sabíamos que nosso emblema deveria refletir o espírito de L.A., mas também olhar para o futuro. Como mantemos algo novo e nos permitimos ficar conectados às pessoas enquanto olhamos para o horizonte?”, afirmou. A comunicação dos jogos de 2028 estão sendo criadas em uma parceria entre a LA28 com gigantes do ramo como Works Collective, Stink Studios, Media Monks, Giant Spoon, Cashmere Agency e até mesmo a equipe de design da Nike.

Essa é a terceira vez que Los Angeles irá sediar os Jogos Olímpicos na era moderna da competição, iniciada em 1896. A primeira vez que a cidade recebeu as Olimpíadas foi em 1932 e depois em 1984. 2028 será, no entanto, a primeira vez que Los Angeles irá receber os Jogos Paralímpicos, que tiveram início em 1960, e que em 1984 aconteceram ao mesmo tempo na cidade de Stoke Mandeville, no Reino Unido, e em Nova York, nos EUA.

Participaram da ação de lançamento do logotipo de Los Angeles 2028, através de vídeos atletas como Allyson Felix e Chloe Kim, e artistas como Billie Eilish, Steven Harrington e Chaz Bojórquez.

Publicidade

© artes/fotos: créditos/reprodução


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Artista cria camisetas para refletir sobre ‘estar bem, mesmo não estando’