Ciência

Orcas estão colidindo com barcos de forma orquestrada e confundindo cientistas

por: Vitor Paiva

Um estranho fenômeno vem ocorrendo na costa da Espanha e de Portugal, deixando cientistas confusos e barqueiros assustados: orcas estão batendo nos cascos dos barcos de forma orquestrada nos últimos dois meses. Diversos incidentes do tipo foram registrados, com grupos do animal colidindo com embarcações e provocando danos nos cascos e outras partes dos barcos, e chegando a provocar pequenos acidentes e ferimentos em membros de tripulações – e cientistas locais vêm trabalhando a fim de tentar descobrir o que estaria colocando os animais em estado de estresse e provocando tal comportamento violento.

Orca próximo a barco na região do estreito de Gibraltar © Patty Tse/Alamy

O último incidente foi registrado no último dia 11 de setembro, quando uma orca colidiu por mais de 15 vezes com um barco de 36 pés que navegava na direção do Reino Unido, fazendo a embarcação perder a direção e ter de retornar ao cais para reparos. Nas proximidades de Vigo, na Espanha, dois barcos foram atacados por grupos de orcas no final do mês de agosto, e desde então o número de ataques só aumentou, levando autoridades navais e marinheiros ao estado de alerta para navegar na região.

Uma das mais inteligentes espécies de mamíferos do planeta, as orcas costumam sim seguir barcos e outras embarcações, mas não costumam apresentar qualquer comportamento violento.

© AP

© Getty Images

Segundo cientistas que estão estudando os incidentes e o padrão de comportamento dos animais, ainda é cedo para conclusões, mas é possível se tratar de uma reação direta à presença excessiva de barcos na região, que poderiam estar deixando as orcas em estado de estresse e provocando tal reação.

© Getty Images

Publicidade

© fotos: créditos


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Ciclone no litoral brasileiro pode causar tempestades em 9 estados; confira