Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Os incêndios sem controle no Pantanal fizeram novas vítimas, as onças-pintadas. O fogo que se espalhou entre o Mato Grosso do Sul e o Mato Grosso atingiu o parque que contém a maior reserva da espécie no mundo. A tendência é que a situação piore sem intervenção intensa das autoridades. Foi anunciado na quarta feira (9), uma onça resgatada do incêndio com as quatro patas queimadas está se recuperando e voltou a caminhar graças a um tratamento com células-tronco.
– Pantanal perde 12% da vida em incêndio descontrolado e jaguatirica é novo animal a ser sacrificado
Onça se recupera de queimaduras no DF após incêndios no Pantanal
A onça, que está sob os cuidados do Instituto de Preservação e Defesa dos Felídeos da Fauna Silvestre do Brasil em Processo de Extinção (Nex), foi encontrada com as patas danificadas e corria risco de vida. A recuperação como foi dito anteriormente, aconteceu com agilidade por causa do tratamento com céuluas tronco. Isso quer dizer que esse anjinho, talvez, possa voltar para a natureza em breve.
– Pantanal arde em chamas e registra crescimento de 200% nas queimadas
“Ela está muito bem, bem mais ativa do que estava. Está se alimentando bem, voltou a caminhar, levanta com as quatro patas, apesar de estar com as botas, ela troca os passos sem problema algum e não arrasta as patinhas”, disse Thiago Luczinski, especialista do Nex ao G1.
“É difícil prever o tempo para a melhora total, isso vai depender muito da evolução dela, a gente está dando todo o suporte que ela precisa e vai dela essa evolução. Não é possível ainda fechar uma data, como daqui um mês ou dois meses. O que dá pra falar é que a recuperação dela está sendo muito boa”, completa.
Fogo no pantanal coloca diversas espécies endêmicas em risco
Agora, com a chegada do fogo no Mato Grosso, a maior reserva de onças do mundo está em risco. O Parque Estadual Encontro das Águas, em Porto Jofre, na cidade de Poconé, a pouco mais de 100km de Cuiabá, foi atingido pelas chamas de origem criminosa e, agora, o animal símbolo do Brasil está em risco graças a ação de ruralistas.
– Pantanal: homem se desespera ao encontrar anta queimada em rio: ‘Que nojo de vocês’
“Esse fogo vem queimando há muito tempo no Mato Grosso do Sul e o rio Piquiri divide os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e quando esse fogo pulou o rio, já pegou o parque, e começou a queimar o parque. Agora esse fogo vai se encontrar com o fogo da Transpantaneira também. Esse fogo vai se encontrar. E já está queimando”, afirmou o guia de ecoturismo Ailton Lara, dono de uma pousada em Porto Jofre, ao site O Eco.
Publicidade
Nós já mostramos aqui que a Islândia é o verdadeiro paraíso para quem deseja ver de perto o fenômeno da aurora...
Nos últimos anos, diversos países passaram a combater os plásticos de utilização única, como sacolas plásticas e...
A queima de combustíveis fósseis é um dos grandes vilões do nosso ecossistema, representando uma ameaça concreta...
15 girafas estão vivendo presas em um galpão de 31 metros quadrados. Os animais originários da África do Sul estão...
Quem passa por um lixão dificilmente imagina o potencial de transformar lugares assim. A não ser que essa pessoa seja...
Como o quarto país que mais produz lixo plástico no mundo, o fato do Brasil reciclar apenas 1,3% desse total nos...
Philippe Starck é um designer francês mundialmente conhecido por seus produtos de decoração e utensílios...
Se uma década parece um longo período de tempo, para a ciência, 10 anos passam tão rápido quanto um instante. E,...
Precisamos debater os limites éticos da publicidade, afinal, uma boa agência de publicidade é capaz de transformar...