Ciência

Pantanal pegando fogo pode provocar chuva escura em SP; Sul viveu mesmo fenômeno

por: Redação Hypeness

São Paulo e o litoral do estado devem ser atingidos por uma frente fria com pancadas de chuva. Até aí tudo bem. A novidade fica por conta do que os especialistas chamam de ‘chuva escura’ – fenômeno resultado dos incêndios sem controle que destroem o Pantanal a passos largos. 

A previsão é que as partículas de fumaça das queimadas atingiam o estado da região Sudeste entre sexta-feira (18) e domingo (20).  

– Pantanal: homem se desespera ao encontrar anta queimada em rio: ‘Que nojo de vocês’

‘Chuva escura’ é resultado da irresponsablidade do homem 

O fenômeno ocorre quando o vento traz a fumaça das queimadas e incêndios florestais até uma área onde existem nuvens de chuva. De acordo com o Climatempo, além de São Paulo, é possível que a camada de fumaça encubra também áreas do centro-sul do Rio de Janeiro, incluindo a capital, e do centro-sul de Minas GeraisNo último final de semana, a chuva de coloração escura ocorreu em regiões do Rio Grande do Sul.

– Pantanal perde 12% da vida em incêndio descontrolado e jaguatirica é novo animal a ser sacrificado

Ministro fala em ‘fogo ideológico’

A frente fria quem vem do Mato Grosso do Sul também deve provocar o efeito de sol alaranjado, que muitas vezes é associado com um belo fenômeno da natureza. Nesse caso é agressão ao meio ambiente mesmo. 

– Pantanal arde em chamas e registra crescimento de 200% nas queimadas

Com o aumento das condições para chuva no fim de semana, associada a movimento da frente fria sobre a região Sudeste, o efeito da camada de fumaça será menos perceptível. Esta frente fria deve provocar chuva em todo o estado de São Paulo durante o fim de semana de 19 e 20 de setembro.

O Pantanal vive um destruição sem precedentes. O fogo se espalhou por mais de 15 mil focos, o pior núemero da história já registrado pelo Inpe (Instituto de Pesquisas Espaciais). Os incêndios já destruíram cerca de 15%, ou mais de 2 milhões de hectares da maior área úmida do mundo. Ricardo Salles, ministro do Meio Ambiente, diz que o número de queimadas no Pantanal aumentou por causa de “visão ideológica”.

“Quando você proíbe fazer o uso de fogo preventivo em período adequado, o chamado ‘fogo frio’ ou ‘queima controlada’, vai acumulando massa orgânica e, quando pega fogo, ninguém controla. E o pessoal nos estados, ao invés de apoiar e incentivar o uso do fogo controlado, por uma questão de visão ideológica [não incentivou]. Então, temos a ausência do uso controlado do fogo, por questão ideológica”, disse ao UOL.

Onças, macacos, jacarés, antas e uma série de espécies ameaçadas de extinção parecem não concordar com a fala do ministro. Os animais, na verdade, só gostariam de ver o fim desse pesadelo. Um verdadeiro inferno na terra de uma das maiores belezas do mundo.

Veja algumas imagens assustadoras do fogo no Pantanal: 

1.

2.

3.

Publicidade

Foto: Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Ciclone no litoral brasileiro pode causar tempestades em 9 estados; confira