Debate

Paola Carosella é chamada de ‘vagabunda’ por perfil no Twitter que finge ser jornalista

por: Yuri Ferreira

A jurada do Masterchef e chefe de cozinha Paola Carosella, caiu em uma fake news hoje no Twitter. A cozinheira replicou um tweet de uma conta fake da jornalista Monica Bergamo, da Folha de São Paulo. Na postagem, o perfil falso xingava a argentina de ‘vagabunda’. Paola fez um comentário sobre o tweet falando sobre as coisas que fez durante a pandemia, sua geração de empregos e seu pagamento de impostos, como se fosse Monica Bergamo que tivesse escrito a ofensa.

– Paola Carosella, criticada por fala sobre obesidade, mostra que todos querem ter razão nas redes

Paola Carosella foi vítima de perfil falso que emulava a conta de Monica Bergamo, colunista da Folha de São Paulo

Monica prontamente expressou em seu Twitter que se tratava de uma conta falsa. Após alguns minutos, Paola Carosella excluiu o tweet. A rede social também suspendeu a conta falsa – que alegava ser uma “paródia” – por violações dos termos de uso da plataforma.

“Vagabunda? A vagabunda aqui emprega direta e indiretamente mais de 300 pessoas. Abriu lojas e criou empregos durante a pandemia, pagou só neste ano mais de 2 milhões em impostos, e fez apenas neste ano doações que superam o quarto de milhão do seu próprio bolso. Você fez o que?”, disse Paola ao reproduzir o tweet. A postagem já foi apagada.

– Paola Carosella cede redes sociais para que Winnie Bueno difunda feminismo negro

Aqui está o alerta de Mônica:

Paola se retratou, apagando a postagem original e denunciando o perfil, que já foi suspenso:

O perfil falso utilizava um emoji similar ao símbolo de verificado (como esse aqui ❁), tática que diversas contas utilizam para se dar o tom de ~verificado, conquistando mais seguidores e engando os mais desavisados. Fique de olho para não cair na mesma fake news que Paola e sempre confira se os perfis no Twitter são realmente verificados e reais.

Publicidade

Fotos: Reprodução/Instagram


Yuri Ferreira
Jornalista formado na Escola de Jornalismo da Énois. Já publicou em veículos como The Guardian, UOL, The Intercept, VICE, Carta e hoje escreve aqui no Hypeness. No twitter, @porfavorparem.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Diplomata é filmada agredindo funcionária da embaixada no Brasil