Ciência

Pássaros mortos no Novo México intrigam e cientistas explicam possíveis motivos

por: Vitor Paiva

Enquanto os EUA seguem assolados pela pandemia, terremotos e incêndios espalhados pelos estados da Califórnia, Oregon e outras partes da costa oeste, no Novo México um intrigante e triste fenômeno se soma ao cenário apocalíptico atual do país: pássaros estão morrendo aos milhares no estado na região sudoeste estadunidense. Biólogos e outros especialistas em vida selvagem reportam o estranho fenômeno em dimensão sem precedentes – os números de pássaros encontrados mortos no Novo México podem chegar a centenas de milhares.

Segundo reportagens locais, moradores do estado vêm há mais de um mês encontrando pássaros mortos em trilhas, parques e outros locais, com agências e especialistas trabalhando para tentar responder o estranho mistério – foram centenas de incidentes reportados em poucos dias, e não há ainda explicações definitivas que respondam o motivo pelo qual os pássaros no estado estão morrendo. Cientistas, no entanto, sugerem que a resposta pode estar na onda de frio que chegou ao Novo México nas últimas semanas, mas pode também estar relacionada às queimadas na costa oeste.

“Pode haver algum dano nos pulmões desses pássaros. [O fogo] pode ter os levado a migrar cedo demais, antes de estarem prontos”, disse uma cientista local. Segundo o Departamento de Vida Selvagem do Oregon, ainda não se sabe sobre o impacto da fumaça e dos focos de incêndios nas matas da região oeste sobre os pássaros, e cientistas estão pedindo ao público que reportem novos casos de animais mortos em um banco de dados online. A ideia é que as informações e os próprios animais sejam coletados com segurança para que pesquisadores possam determinar as causas desse triste fenômeno.

Publicidade

© fotos: University of New Mexico/iNaturalist


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Há um segredo para criar laços afetivos com gatos e pesquisadores descobriram qual é