Ciência

Pedaço de gelo quase do tamanho do Recife se descola da última plataforma do Ártico

por: Redação Hypeness

Um pedaço de quase 110 quilômetros quadrados de gelo se desprendeu da última plataforma de gelo da Groenlândia, chamada de Nioghalvfjerdsfjorden ou 79N. A título de comparação, o tamanho da parte que se soltou equivale a meia cidade do Recife. O acontecimento é o mais recente episódio preocupante com relação às mudanças climáticas que, segundo pesquisadores, aumentou as temperaturas na região em quase 3°C graus. 

Aquecimento global causará mais mortes que doenças infecciosas até final do século, aponta estudo

O pedaço de gelo que agora está solto é conhecido como Geleira Spalte e já havia sofrido alterações no ano passado, quando outros fragmentos se soltaram e formaram pequenos icebergs. Cientistas identificaram que o calor aumentos não só na superfície do gelo, mas também em suas bases submersas, por conta do aquecimento da água na ilha no Ártico — que, embora seja uma região autônoma, pertence à Dinamarca.

O que é permafrost e como seu derretimento coloca o planeta em risco

O que torna a 79N tão importante é a forma com que ela está presa ao manto de gelo interno, e isso significa que, um dia, se o clima esquentar como projetamos, esta região provavelmente se tornará um dos principais centros de degelo da Groenlândia”, explica Jason Box, do Instituto de Pesquisa Geológica da Dinamarca e da Groenlândia.

De acordo com análises de dados obtidos via satélite, o ano de 2019 bateu recordes de degelo, com cerca de 530 bilhões de toneladas perdidas. 

Mapa animado mostra como será a Terra se todo o gelo derreter

Publicidade

Fotos: Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Piebaldismo: a mutação rara que deixa os cabelos como os de Cruela Cruel