Ciência

Pesquisa mostra de que maneiras a pílula anticoncepcional pode comprometer a saúde mental

Redação Hypeness - 22/09/2020 | Atualizada em - 23/09/2020

Já se fala há algum tempo sobre os riscos de usar pílulas anticoncepcionais. Elas podem causar trombose cerebral e oferecem diversos outros riscos à saúde feminina. Apesar disso, os primeiros estudos sobre o assunto só foram lançados recentemente.

Um deles acaba de ser divulgado pelo Karolinska Instutet in Stockholm. A conclusão? “Contraceptivos orais reduzem o bem-estar geral em mulheres saudáveis”. Para chegar a esse resultado, dois grupos de mulheres entre 18 e 35 foram monitoradas durante três meses. Parte delas tomou anticoncepcionais neste período, enquanto a outra metade recebeu apenas placebos – obviamente, nenhum dos grupos sabia o que estava tomando.

Ao final do estudo, as mulheres que tomaram as pílulas anticoncepcionais definiam sua qualidade de vida como inferior em relação àquelas que receberam apenas placebos. O medicamento afetou o humor, energia, autocontrole e bem-estar das pesquisadas, embora não tenha representado aumento em sintomas de depressão.

As mudanças percebidas foram pequenas, mas podem representar um alerta clínico. Além disso, o curto tempo de estudo sugere que os sintomas podem ser ainda mais evidentes a longo prazo, como demonstram outras pesquisas. Um estudo publicado em 2016 pelo JAMA aponta que o uso de contraceptivos hormonais entre adolescentes é associado com o uso de antidepressivos e diagnóstico de depressão no futuro.

Outro estudo, denominado “Louca pelas Pílulas“, aponta que mulheres sentiram um aumento em sintomas de depressão, ansiedade e ataques do pânico enquanto tomavam anticoncepcionais. Apesar disso, elas não se sentiam levadas a sério quando reportavam os sintomas aos médicos e profissionais de saúde.

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.


X
Próxima notícia Hypeness:
Artistas da idade da pedra ficavam doidões para criar, aponta estudo