Inovação

Pôster assustador faz Drácula desaparecer quando você olha para o espelho

por: Vitor Paiva

Para convidar o público a voltar a ocupar seu teatro, a companhia australiana de dança West Australian Ballet decidiu criar uma campanha de divulgação que desse a dimensão da mística e até mesmo do medo que seu espetáculo irá provocar. Para divulgar o retorno do balé Drácula – a primeira tentativa de volta após as paralisações por conta da pandemia – uma série de cartazes foram fixados próximos a espelhos em banheiros do país que, num truque de mágica e design, fazem o reflexo do vampiro simplesmente desaparecer.

Intitulada Drácula desaparecendo, em tradução livre, a campanha é uma parceria entre a West Australian Ballet e a agência Wunderman Thompson, e procurou criar impacto para o retorno das atividades artísticas na tentativa de contornar as paralisações. “Nós queríamos relançar nossa premiada montagem de Drácula com uma campanha que fosse um estouro”, disse Suzanne Beecroft, diretora de marketing da companhia. “Estamos muito animadas com essa ideia que funcionou de forma tão eficaz”.

Conforme a pessoa se move diante do espelho e do pôster, a imagem do vampiro refletida vai desaparecendo, em efeito que remete às lendas de Drácula, que dizem que vampiros justamente aparecem em superfícies espelhadas. Para realizar tal efeito, a agência trabalhou com uma impressão lenticular – que reproduzem efeitos de movimento e 3D, entre outros, e o posicionamento em ângulos específicos para cada local, especialmente em banheiros de bares, restaurantes e casas de show.

O resultado é tão simples quanto impactante, e de fato oferece aquele frio na espinha preciso para seduzir o público em potencial a assistir a montagem de Drácula realizada com sucesso de público e crítica pela West Australian Ballet até a paralisação por conta da pandemia da Covid-19. O uso de movimento e transmutação para o design do cartaz está mesmo em alta: recentemente o comitê olímpico dos Jogos de Los Angeles, que acontecerão em 2028, anunciou que o logotipo das Olimpíadas também será em movimento.

cena do espetáculo

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© fotos: divulgação


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

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