Debate

Presidente contesta aumento de pena para maus-tratos aos animais e fará enquete no Facebook

11 • 09 • 2020 às 17:52 Yuri Ferreira
Yuri Ferreira   Redator É jornalista paulistano e quase-cientista social. É formado pela Escola de Jornalismo da Énois e conclui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo. Já publicou em veículos como The Guardian, The Intercept, UOL, Vice, Carta e hoje atua como redator aqui no Hypeness desde o ano de 2019. Também atua como produtor cultural, estuda programação e tem três gatos.


O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) contestou o aumento de pena para maus-tratos aos animais. Em live no Facebook com uma youtuber de seis anos de idade, o mandatário questionou a nova lei, aprovada pela Congresso Nacional, e disse que fará uma enquete no Facebook para aprovar ou vetar a proposta. Isso mesmo. Uma enquete no Facebook.

– Bolsonaro ameaça jornalista e lembra general da ditadura militar: ‘Encher tua boca de porrada’

Bolsonaro, conhecido por seu discurso inflamado contra ‘bandidos’, não quer aumentar pena para maus tratos aos animais

O Projeto de Lei 1095/2019 foi aprovado tanto Senado quanto na Câmara dos Deputados e aguardo sanção presidencial. O PL aumenta a pena para o crime. Por enquanto, a punição por maus tratos a animais é de 3 meses a um ano. Agora, o novo texto coloca 2 a 5 anos de prisão para quem perpetrar a lei. O presidente pareceu achar um exagero:

– Campanha criativa usa dois tiques azuis do Whastapp para chamar atenção para os maus tratos aos animais

“Dá para você entender o que são dois anos de cadeia porque uma pessoa maltratou um cachorro? A pessoa tem que ter uma punição, mas dois anos… Dois a cinco anos”, comentou Bolsonaro.

Até a primeira Dama, Michelle Bolsonaro, postou uma foto nas redes sociais para pressionar o próprio marido a aprovar o novo projeto de lei. O chefe do executivo não pareceu abalado com a pressão e afirmou que irá decidir sua sanção após uma votação em sua página oficial do Facebook. É gente, realmente estamos vivendo uma distopia.

“O que eu pretendo fazer: vou colocar no meu Facebook o texto da lei, para o pessoal fazer comentários. Só deixo avisado: quem for para a baixaria é banimento. Pode reclamar, a pena é excessiva, é grande, tem que sancionar, tem que vetar. Porque não é fácil tomar uma decisão como essa daí”, disse o presidente.

– Shopping Eldorado é acusado de maus tratos aos animais em exposição de Harry Potter

Sério.

Confira a postagem da Michelle tentando convencer seu marido a sancionar uma lei:

Publicidade

Canais Especiais Hypeness