A Dinamarca já era conhecida como um dos países mais felizes do mundo, mas agora tem um motivo a mais para se alegrar. A nação escandinava agora é a dona do Museu da Felicidade, um lugar dedicado à teoria e prática da alegria localizado na capital, Copenhague. O espaço cultural é uma iniciativa do Happiness Research Institute e explora temas como a qualidade de vida.
– O ‘homem mais feliz do mundo’ dá 5 dicas simples para você encontrar sua própria felicidade

Museu da Felicidade, em Copenhague, na Dinamarca, é repleto de experiências interativas.
“Nossa intenção é que os visitantes saiam daqui um pouco mais sábios, um pouco mais felizes e um pouco mais motivados em fazer do mundo um lugar melhor”, diz o site do museu. “Nós todos procuramos pela felicidade, mas talvez estejamos procurando nos lugares errados. Nós ficamos mais ricos enquanto sociedade, mas falhamos em sermos felizes. Por isso, o Happiness Research Institute decidiu criar um museu que pode levar alegria ao mundo.”
– O que podemos aprender com o maior estudo já realizado sobre felicidade
As salas do museu são interativas e cada uma delas é dedicada a falar sobre uma vertente da felicidade. Há uma ala dedicada à contextualização político-econômica, outra que reflete sobre as definições filosóficas da felicidade e ainda há aquelas que que permitem aproximações mais curiosas do tema, como a lupa que ajuda o visitante a perceber de qual lado está o verdadeiro sorriso de Monalisa.

Uma das ativações do museu questiona o visitante sobre de qual lado a Monalisa sorri. O que você acha?
– Na Dinamarca, combate à depressão é feito com prescrição de ‘vitamina de cultura’
Vale lembrar que uma das palavras mais conhecidas de dinamarquês no mundo é hygge, que tem um significado muito próximo do que é felicidade: ela representa tudo aquilo que te dá uma sensação de bem-estar e contentamento, que pode ir desde uma tarde de descanso em um dia chuvoso como uma reunião com amigos. Afinal, cada um sabe o que lhe traz felicidade.
– Fazer essas 11 coisas todos os dias te torna mais feliz, de acordo com a ciência
