Sustentabilidade

Produção de óleo de coco ameaça espécies vulneráveis

por: Redação Hypeness

Patrocinado por:
Notice: Undefined index: facebook_titulo in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/single.php on line 90

Até mesmo o pesquisador Erik Meijaad, principal cientistas por trás de um estudo sobre o cultivo de óleo de coco, não esperava encontrar os resultados gerados pela pesquisa. O processo de extração do líquido a partir dos frutos dos coqueiros pode se tornar o responsável pela extinção de uma série de animais pelos próximos anos, como os társios.

Salvador vai ficar sem azeite de dendê, base do acarajé; fábricas admitem estoques no fim

De acordo com o estudo, cada um milhão de litros produzidos de óleo de coco é prejudicial a cerca de 20 espécies de animais. A medida representa um valor médio para entender o tamanho da destruição causada pela produção.

A pesquisa científica também mostra que as fazendas que plantam coqueiros ocupam menos espaço de terra do que outras culturas de óleo, como os dendezeiros, por exemplo. Porém, o impacto geral causado é maior de acordo com a Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da União Internacional Para Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN).

A publicação mostra que as plantações de coco afetam 66 espécies da lista, sendo 29 vertebrados, sete artrópodes, dois moluscos e 28 plantas.

Por que você precisa rever o uso do óleo de coco na cozinha

Apesar das descobertas, os pesquisadores tem falado com muito cuidado sobre o tópico. Há uma preocupação de não dizer que o óleo de coco causa mais danos à natureza do que o oléo das palmeiras. O estudo afirma que o coco não é o único culpado para a degradação dessas espécies, e que precisamos ter uma noção mais ampla da totalidade dos fatos quando se trata da produção de óleos. 

O que realmente estamos tentando dizer, e tentando fazer o público entender, é que todas as commodities agrícolas têm seus próprios problemas”, explicou Meijaard.

Vale do Dendê alia inovação e ‘baianidade’ para transformar Salvador no Vale do Silício brasileiro

A ave conhecida como Olho Branco Marianne é uma das espécies cuja existência está ameaçada.

 

Publicidade

Foto 1: Unsplash / Foto 2: Wikimedia Commons


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.


X
Próxima notícia Hypeness:
Wagner Moura e Greenpeace unem forças contra indústria da carne em animação impactante