Inspiração

Quarentena e skincare: cuidar da pele também é uma forma de autoconhecimento

por: Redação Hypeness

No decorrer da pandemia de Covid-19, muita gente foi submetida a alguma forma de isolamento, passou por inseguranças, incertezas e isso tem reflexos no corpo e na pele. Neste período, mais do que desafiador, é importante praticar o autocuidado, que vai desde uma alimentação saudável até momentos de exercícios em casa e práticas para aplacar a ansiedade, como yoga ou meditação.

O que nem todo mundo sabe é que uma rotina de skincare também pode ser uma grande aliada nestes dias de quarentena. Vale tudo na luta para manter o equilíbrio e a atravessar estes tempos com saúde e trabalhando o autoconhecimento. Se antes reclamávamos da falta de tempo, agora estamos aprendendo a ressignificá-lo e, acredite: esses momentos do dia que você separa para cuidar de você, fazem toda a diferença!

A nossa pele fala. Aprender a escutar o que ela está dizendo e utilizar os produtos certos, é uma das maiores demonstrações de amor que você pode ter por você mesmo(a), além de uma maneira de se conectar com o maior órgão do corpo humano, e de exercitar o autocuidado.

Assim como o sono é uma maneira do corpo comunicar que está precisando de descanso, a pele encontra seu jeitinho de nos dizer se alguma coisa não vai bem. A acne, por exemplo, apesar de ter maior incidência na adolescência devido às mudanças hormonais, na fase adulta pode significar estresse, o mal uso de cosméticos, alimentação desequilibrada, problemas relacionados ao sono e até mesmo efeito colateral de alguns medicamentos, além de claro, alterações hormonais. O mesmo vale para pele seca, alergias, rosácea e quaisquer outras manifestações dermatológicas.

O universo do skincare é imenso e repleto de particularidades, portanto, para te ajudar a mergulhar neste mundo apaixonante, separamos o passo a passo de uma rotina completa de cuidados com a pele. Pega o caderninho e começa a anotar:

O ideal é que você separe 20 minutos pela manhã e mais 20 antes de dormir, já que os produtos não são os mesmos e os cuidados são outros. Na dúvida, a ordem é sempre esta:  limpar, tonificar e hidratar. Se o principal do dia é o protetor solar – mesmo durante o confinamento, pois a luz de dispositivos como o computador também afeta a pele -, durante a noite a dica é apostar em um bom hidratante.

Rotina de skincare – DIA

1. Demaquilante ou óleo de limpeza. Pode ser creme, óleo ou substâncias demaquilantes específicas, mas este passo é importante para começar a limpar a pele, mesmo que ela esteja sem maquiagem, e também para remover os produtos usados na noite anterior.

2. Sabonete ou esfoliante. Depois de remover a maquiagem, o importante é lavar o rosto utilizando um sabonete específico ou esfoliante (lembre-se de verificar se o esfoliante agride o meio ambiente antes de comprar!).

3. Tônico ou água termal. Com a pele limpa, o próximo passo é tonificá-la. Estes produtos têm como principal função restabelecer o ph da pele, que pode ser facilmente alterado devido à poluição, maquiagem e sabonetes. Se a sua pele for muito seca, dê preferência para a água termal, que dá uma ótima textura à pele.

4. Hidratante. Depois de limpar e tonificar, a pele pede hidratação! Com uma imensa variedade de hidratantes no mercado, escolha um de acordo com seu tipo de pele e com o resultado que você quer ter. Mesmo a pele oleosa precisa ser hidratada pois, caso contrário, o corpo entende que a região está seca e pode aumentar a produção de óleo para tentar uma compensação.

5. Protetor Solar. Item indispensável para qualquer tipo e cor de pele, faça chuva ou faça sol, dentro de casa ou ao ar livre, nunca deixe de usar protetor solar! É ele que irá proteger sua pele contra manchas, raios uv e câncer de pele.

Rotina de skincare – NOITE

Repita os passos 1 e 2 da rotina da manhã.

3. Hidratante. Diferente do hidratante do dia, os cremes noturnos costumam ser mais espessos, para fazer o tratamento da pele enquanto dormimos. No entanto, tem muita gente que prefere os óleos hidratantes vegetais, que promovem uma hidratação ainda mais profunda, sem deixar a pele oleosa, como muita gente pensa. Para dar um boost na hidratação, aposte também no creme para a área dos olhos.

4. Sérum ou ácido. Os ácidos promovem o que chamamos de esfoliação química da pele – removendo a pele morta e permitindo que ela se renove -, além de serem grandes aliados na hidratação profunda, redução de manchas, controle da oleosidade e, é claro, a prevenção dos sinais de envelhecimento precoce. Os novos queridinhos dos fãs de skincare são o ácido mandélico e o ácido glicólico. Enquanto o glicólico auxilia na uniformização da pele, melhorando cor, textura e reduzindo os poros, o mandélico hidrata, oferece brilho e firmeza. No entanto cada tipo de pele recebe os ácidos de forma diferente. Se você nunca usou este tipo de substância o ideal é começar aos poucos, em dias intercalados, observando os sinais e entendendo qual a periodicidade ideal para você. Pode ser todo dia, um dia sim outro não alternando com dias de hidratação extra e assim por diante. Caso opte pelo uso em dias alternados, nos outros dias, use o sérum, que possui uma dose concentrada de hidratação para a pele e também ajuda a tratar rugas e linhas de expressão.

Máscaras

As máscaras faciais estão presentes nos banheiros de todos os amantes de skincare e são um verdadeiro sucesso nas redes sociais. Não é para menos. Para todos os gostos e tipos de pele, elas podem ser usadas 2 vezes por semana e fecham a rotina de cuidados com a pele com chave de ouro. Quem não ama colocar a máscara e assistir um episódio da série favorita, ouvir um podcast ou ler um livro? Parece pouco, mas estes 20 minutos são muito representativos na relação que temos com nós mesmos.

Você pode comprar máscaras de argila em farmácia de produtos naturais para preparar em casa ou optar por uma que já venha prontinha no envelope.

Agora que você já sabe da importância de separar alguns minutinhos por dia para cuidar da sua pele e já aprendeu todos os passos da apaixonante jornada do skincare, você deve estar se perguntando: como começar? São tantas as ofertas e tantos os produtos, que acabamos nos perdendo, nós sabemos. Entretanto, um outro ensinamento que a pandemia nos deixa é de valorizar produtos locais, então na hora de investir em produtinhos novos, dê preferência para marcas brasileiras, como a nova e já bombada Creamy, 100% brasileira, repleta de coisas incríveis e, o melhor de tudo: acessível!

Do mesmo criador da Skelt Cosmetics, a Creamy mal chegou e já está arrancando suspiros dos loucos e loucas por skincare. Com toda a gama de produtos destinada ao público feminino e masculino, a marca oferece dois produtos inteligentes, que combinam ativos poderosos, garantindo praticidade e eficácia: o ácido mandélico e o ácido glicólico. Sucesso absoluto de vendas e com estoques vazios de tempos em tempos, a boa notícia é que o Hypeness está disponibilizando um cupom para que você possa garantir estes produtinhos. Para usar o cupom, acesse aqui e digite Creamy&Hypeness na área de compras.

Lembre-se sempre de consultar um especialista para entender as demandas e cuidados específicos da sua pele. Alguns consultórios seguem funcionando normalmente e também existe a opção das teleconsultas, que vêm sendo adotadas por muitos profissionais.

Skincare é autocuidado e autoconhecimento! Se você ainda não pratica, este pode ser um excelente momento para começar.

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Barbie lança boneca de Susan B. Anthony, sufragista e 1ª mulher a votar nos EUA