Ciência

Raça antiga e rara de cães cantores é avistada na selva após 50 anos de sumiço

por: Redação Hypeness

Os cachorros cantores da Nova Guiné são uma espécie de cães selvagens única. Conhecidos pelo seu potencial vocal, eles são capazes de emitir sons e vocalizar de uma forma muito singular mesmo entre animais semelhantes, como o dingo, outra espécie encontrada na Austrália. Extremamente raros, eles haviam sido vistos pela última vez em seu habitat natural há cerca de 50 anos, até serem reencontrados recentemente. 

Criador de raça que mistura poodle com labrador está arrependido: ‘Doido, Frankenstein!’

Registros do cão-cantor são, na imensa maioria das vezes, feitos em cativeiro.

Em 2016, um grupo de pesquisadores identificou exemplares da espécie no país da Oceania, em áreas de preservação ambiental. Dois anos depois, eles retornaram ao lugar para coletar algumas amostras de DNA e confirmar que aqueles cachorros eram mesmo animais dessa espécie, cuja origem ainda permanece um mistério. Não há comprovações científicas definitivas sobre o passado da espécie, embora acredita-se que eles tenham chegado à ilha com os primeiros viajantes que lá aportaram. Entender as origens do animal é importante para desvendar como ocorreu a divisão entre cachorros selvagens e domésticos. 

A ansiedade de seu cachorro pode estar associada com a raça, diz estudo

O estudo recente indica que os 200 animais que ainda vivem em cativeiro na ilha sejam descendentes de cães selvagens capturados ali na década de 1970, além de frutos de cruzamentos entre cachorros dos vilarejos ao redor. Dois dos cachorros cantores receberam uma espécie de coleira de GPS para que os cientistas consigam entender melhor sobre os hábitos da matilha. 

Eles parecem mais relacionados a uma população de cães cantores da biologia conservacionista da Nova Guiné que descendiam de oito cães trazidos para os Estados Unidos há muitos e muitos anos”, disse Elaine Ostrander, geneticista do Instituto Nacional de Pesquisa do Genoma Humano dos EUA e coautora do estudo. Os cachorros cantores da Nova Guiné costumam ser vistos apenas em zoológicos. 

Vira-lata é o cão preferido dos brasileiros, conclui pesquisa

Descobertas sobre as trocas genéticas durante a procriação da espécie pode ajudar os cientistas a entenderem melhor sobre a domesticação de cães no continente. A taxonomia dos cachorros cantores é alvo de muito interesse pela comunidade científica. Entre os cães domesticados, os que mais se assemelham a eles são aqueles das raças Akita e Shiba Inu. 

 

Publicidade

Fotos: Wikimedia Commons


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Quantas xícaras de café podemos tomar por dia sem prejudicar a saúde