Ciência

RJ sem mar? Mapa permite que você veja como era ‘sua cidade’ há 600 milhões de anos

Redação Hypeness - 26/09/2020 | Atualizada em - 16/02/2021

Se há 600 milhões de anos todos os continentes do planeta formavam uma massa única de terra, você já imaginou como era – ou onde era – o pedaço de terra onde hoje fica o Brasil antes dos continentes se separarem? E onde ficava sua cidade?

– Nasa registra colisão de duas galáxias 250 milhões de anos luz da Terra

Rio de Janeiro sem mar, há 260 milhões de anos

Se você já teve essa curiosidade, saiba que não está sozinho: de acordo com a BBC Brasil , um grupo de paleontólogos comunicados que essas perguntas eram comuns e decidiram criar um mapa, gratuito e online, que permite acompanhar o desenvolvimento do planeta ao longo de diversas eras geológicas.

A ferramenta interativa foi desenvolvida por Ian Webster, um engenheiro que é ex-funcionário do Google. Ele ecologia os mapas paleontológicos feitos pelo geólogo Christopher Scotese.

– Ser humano vai desaparecer da Terra antes das florestas, conclui o estudo

Tudo funciona de maneira bem simples:

Basta colocar o nome da cidade na barra de busca – Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, tanto faz. Em seguida, uma barra de opções permite que você veja como era a Terra em diversos momentos do seu desenvolvimento geológico. É possível acompanhar a partir de 750 milhões de anos atrás até os dias de hoje. E, ao colocar o nome de sua cidade, você consegue ver o ponto onde ela se encontrava ao longo dessas enormes mudanças do planeta.

– Nasa investiga anomalia no campo magnético da Terra com potencial de instaurar o caos nas comunicações

Rio de Janeiro sem mar?

O mapa mostra, por exemplo, que há 260 milhões de anos os continentes já começados a se separar , mas o local onde hoje fica a cidade do Rio de Janeiro estava, pasmem, no meio de uma grande massa de terra, longe do mar . 

Nessa época – o fim do período permiano – a Terra estava perto da maior extinção em massa da história, que varreu do planeta cerca de 90% das espécies . Informações como essas estão disponíveis no mapa para cada uma das eras geológicas mostradas.

Publicidade

Fotos:  Dinosaur Database / Reprodução


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.