Sustentabilidade

São Paulo ganha mural feito com tinta que ajuda a limpar o ar como 750 árvores

por: Redação Hypeness

Patrocinado por:
Notice: Undefined index: facebook_titulo in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/single.php on line 90

A Converse, marca de sapatos dona dos tênis All Star, está empenhada em deixar as grandes cidades mais apropriadas para a vida humana. Depois de colocar um mural em Varsóvia, na Polônia, capaz de purificar o ar, a companhia americana convidou o artista curitibano Rimon Guimarães para fazer o mesmo em São Paulo. Por meio do projeto “Converse City Forests”, ele usou tintas fotocatalíticas para criar uma obra de arte com a funcionalidade semelhante a de 750 árvores.  

Este mural na Polônia tem o poder de purificação do ar equivalente a 720 árvores

Homem observa o mural ‘Pindorama’, na cidade de São Paulo.

Produtos desse tipo possuem uma substância chamada dióxido de titânio que é capaz de filtrar o ar e remover poluentes presentes nele. Em seguida, a tinta age para converter as toxinas em nitrato inofensivo ao meio-ambiente. Tudo isso através de um processo químico provocado pela incidência de luz solar.

O local escolhido para o mural da capital paulista fica na região central, perto do Minhocão. A arte de Rimon recebeu o nome de “Pindorama” e faz parte da série de desenhos que serão feitos em outras cidades das Américas do Sul e Central, como Santiago, Lima e Cidade do México com a intenção de celebrar a herança latina, a ancestralidade e os povos locais. 

10 grafiteiros brasileiros que fazem sucesso na gringa

O curitibano Rimon Guimarães que ficou responsável pela arte sustentável.

“Pindorama” é um mural que busca no indígena suas maiores inspirações. “A sinergia que esses povos têm com a natureza é inegável. O pássaro, a onça pintada são animais simbólicos para esses povos, por exemplo Kianumaka-Maná deusa onça do povo Menihaku”, diz o artista. Ele explica que a paisagem retratada no mural remete aos tempos em que a cidade de São Paulo não era “uma selva de pedra”. O projeto foi finalizado em parceria com um jovem artista local. 

O “Converse City Forests” já finalizou murais em Bancoc, na Tailândia, e em Varsóvia, na Polônia. No total, os três murais já “plantaram” 1.722 árvores e a meta é chegar às 40 mil em todo o mundo com a pintura de cerca de 14 mil m2.

Impressionante mural feito 100% de spray vai confundir seus sentidos

O mural visto de cima com a cidade de São Paulo à noite.

Publicidade

Fotos: Divulgação/Converse


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.


X
Próxima notícia Hypeness:
2 a cada 5 espécies de plantas no mundo estão em risco de extinção