Ciência

Se parássemos totalmente de falar a pandemia de Covid-19 desapareceria, dizem especialistas

por: Redação Hypeness

Se todos ficássemos em silêncio por um ou dois meses, ou se ao menos falássemos mais baixo, provavelmente a pandemia do novo coronavírus se reduziria radicalmente ou poderia até mesmo desaparecer. Essa é uma conclusão lógica, por mais que ilustrativa, a que especialistas chegam a partir dos variados sobre as formas de transmissão da Covid-19 – que se espalha principalmente por gotículas expelidas por nossas bocas quando tossimos, espirramos, mas também quando falamos – e ainda mais quando gritamos.

Evitar o grito pode ajudar a combater a disseminação da pandemia © Getty Images

Segundo o professor José-Luis Jimenez, da Universidade de Colorado, se fosse possível o silêncio absoluto de todos poderia ser uma arma bastante eficaz para controlar a pandemia. “A verdade é que se todos parassem de falar por um ou dois meses, a pandemia provavelmente desapareceria”, afirmou. E como a velocidade e a força com que o vírus é lançado da boca de quem está contaminado está relacionada com uma expansão maior da doença, se falarmos mais baixo, sem gritos e com distanciamento social, o contágio também se reduziria consideravelmente – e a conclusão evidencia ainda mais a importância do uso de máscaras no combate à Covid-19.

© Getty Images

A conclusão, portanto, demonstra que o combate à disseminação não se reduz somente da manutenção do distanciamento social, mas sim de como a fazemos e de que forma nos comportamos. Naturalmente que tal olhar a respeito de como falamos, especialmente em grupo, se dá no contexto singular e extraordinário da pandemia, mas ilustra perfeitamente como a transmissão do novo coronavírus é dinâmica, tanto em seu contágio quanto nos meios de combate-la.

O distanciamento é parte fundamental do combate à Covid-19 © Pixabay

Se o silêncio não é possível e pode nos fazer ainda pior, falar baixo e suavemente pode nos ajudar a reduzir a pandemia – e, de modo geral, ficarmos atento à maneira que nos comportamos e ao uso de máscara nesse momento é fundamental para cuidarmos de nossa saúde e da saúde de todos.

© Pixabay

Publicidade

© fotos: créditos


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Uma singela investida na jardinagem pode ser mais eficiente que 8 sessões de meditação