Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Se todos ficássemos em silêncio por um ou dois meses, ou se ao menos falássemos mais baixo, provavelmente a pandemia do novo coronavírus se reduziria radicalmente ou poderia até mesmo desaparecer. Essa é uma conclusão lógica, por mais que ilustrativa, a que especialistas chegam a partir dos variados sobre as formas de transmissão da Covid-19 – que se espalha principalmente por gotículas expelidas por nossas bocas quando tossimos, espirramos, mas também quando falamos – e ainda mais quando gritamos.
Evitar o grito pode ajudar a combater a disseminação da pandemia © Getty Images
Segundo o professor José-Luis Jimenez, da Universidade de Colorado, se fosse possível o silêncio absoluto de todos poderia ser uma arma bastante eficaz para controlar a pandemia. “A verdade é que se todos parassem de falar por um ou dois meses, a pandemia provavelmente desapareceria”, afirmou. E como a velocidade e a força com que o vírus é lançado da boca de quem está contaminado está relacionada com uma expansão maior da doença, se falarmos mais baixo, sem gritos e com distanciamento social, o contágio também se reduziria consideravelmente – e a conclusão evidencia ainda mais a importância do uso de máscaras no combate à Covid-19.
© Getty Images
A conclusão, portanto, demonstra que o combate à disseminação não se reduz somente da manutenção do distanciamento social, mas sim de como a fazemos e de que forma nos comportamos. Naturalmente que tal olhar a respeito de como falamos, especialmente em grupo, se dá no contexto singular e extraordinário da pandemia, mas ilustra perfeitamente como a transmissão do novo coronavírus é dinâmica, tanto em seu contágio quanto nos meios de combate-la.
O distanciamento é parte fundamental do combate à Covid-19 © Pixabay
Se o silêncio não é possível e pode nos fazer ainda pior, falar baixo e suavemente pode nos ajudar a reduzir a pandemia – e, de modo geral, ficarmos atento à maneira que nos comportamos e ao uso de máscara nesse momento é fundamental para cuidarmos de nossa saúde e da saúde de todos.
© Pixabay
Publicidade
Pão. O alimento mais antigo do mundo. Os primeiros apareceram na Mesopotâmia há milhares de anos, quando a...
Este ano não está fácil para ninguém - ou para nada. Um foguete lançado ao espaço pela China na última...
Um ciclone no litoral brasileiro já está causando graves chuvas em diversas regiões do Brasil e seus impactos podem...
Nesta edição, o Prêmio Nobel de Medicina premiou o trabalho de dois cientistas para encontrar uma terapia mais...
Moradores de Custódia, município Pernambucano localizado no Sertão do Moxotó, relataram, por meio das redes...
Depressão? Segundo os cientistas, a resposta pode estar em alguns "cogumelos mágicos". Calma! Ninguém aqui está...
O ritmo intenso da vida contemporânea parece nos deixar sempre à beira de um ataque de ansiedade e, com isso, uma boa...
Já imaginou conseguir uma bolsa de estudos para conseguir estudar em uma das mais renomadas universidades de todo o...
Cientistas da Universidade Yamagata, no Japão, com auxílio da tecnologia da IBM descobriram 143 novos geoglifos...