Ter uma tatuagem vegana é possível e vai além do que o desenho escolhido simboliza para a causa. Se você quer uma arte que fique eternizada no seu corpo mas que também não machuque nenhum animal durante o processo, é preciso ficar de olho nas ferramentas e produtos que o artista escolhido usa.
– Bolo de rolo só que não: o bolo da Malásia que é a sobremesa mais complexa do mundo
Por exemplo: a tinta de cor preta é feita a partir de carvão de ossos. Ou seja, os ossos dos animais são queimados a altas temperaturas para que seja possível produzir uma tinta de cor preta. Já nos pigmentos vermelhos, é dá para encontrar o carmim, extraído do inseto chamado cochonilha, nos pigmentos vermelhos. As tintas não veganas também contam com o agente carreador, que usam gordura animal (glicerina animal).

Tatuagem vegana é uma saída possível
As agulhas usadas na máquina de tatuagem, para fazer o desenho na pele, também podem conter crueldade animal: muitas fazem uso também de uma camada de glicerina para aumentar a hidratação. Além disso, muitas loções usadas no final do processo, para limpar a tinta extra na pele, levam lanolina (lã da ovelha), cera de abelha e óleo de fígado de bacalhau.
– Tatuagem em pele negra: sugestões inspiradoras para você brilhar ainda mais
Tatuagem vegana
Mas com tanta presença de material animal nas ferramentas, é possível fazer uma tatuagem vegana? A boa notícia é que sim! O Fábio Chaves, do canal Vista-se, deu dicas de como garantir que sua tatuagem fique linda e que nenhum animal seja machucado nesse processo.
Segundo ele, o foco tá na conversa com o tatuador. Ele não precisa necessariamente ter uma prática vegana, basta conferir se ele estaria aberto a adaptar suas ferramentas para atender uma pessoa vegana.
– Band-Aid anuncia que vai finalmente lançar curativos para tons escuros de pele
Uma dica é checar com o artista que tipo de tinta ele usa. A marca mais usada no Brasil é de um marca mineira chamada Electric Ink, que não tem nenhum ingrediente de origem animal e também não é testada em animais.
Vale conversar com ele também se tudo bem você levar seu próprio lubrificante e limpadores, de maneira que não dependa somente dos produtos dele. Cheque ainda se eles são recomendáveis para contato com tatuagem recém feita.