Estilo

Tatuagem vegana é alternativa que alia estética e respeito ao meio ambiente

por: Redação Hypeness

Ter uma tatuagem vegana é possível e vai além do que o desenho escolhido simboliza para a causa. Se você quer uma arte que fique eternizada no seu corpo mas que também não machuque nenhum animal durante o processo, é preciso ficar de olho nas ferramentas e produtos que o artista escolhido usa. 

– Bolo de rolo só que não: o bolo da Malásia que é a sobremesa mais complexa do mundo

Por exemplo: a tinta de cor preta é feita a partir de carvão de ossos. Ou seja, os ossos dos animais são queimados a altas temperaturas para que seja possível produzir uma tinta de cor preta. Já nos pigmentos vermelhos, é dá para encontrar o carmim, extraído do inseto chamado cochonilha, nos pigmentos vermelhos. As tintas não veganas também contam com o agente carreador, que usam gordura animal (glicerina animal). 

Tatuagem vegana é uma saída possível

As agulhas usadas na máquina de tatuagem, para fazer o desenho na pele, também podem conter crueldade animal: muitas fazem uso também de uma camada de glicerina para aumentar a hidratação. Além disso, muitas loções usadas no final do processo, para limpar a tinta extra na pele, levam lanolina (lã da ovelha), cera de abelha e óleo de fígado de bacalhau.

– Tatuagem em pele negra: sugestões inspiradoras para você brilhar ainda mais

Tatuagem vegana

Mas com tanta presença de material animal nas ferramentas, é possível fazer uma tatuagem vegana? A boa notícia é que sim! O Fábio Chaves, do canal Vista-se, deu dicas de como garantir que sua tatuagem fique linda e que nenhum animal seja machucado nesse processo. 

Segundo ele, o foco tá na conversa com o tatuador. Ele não precisa necessariamente ter uma prática vegana, basta conferir se ele estaria aberto a adaptar suas ferramentas para atender uma pessoa vegana. 

– Band-Aid anuncia que vai finalmente lançar curativos para tons escuros de pele

Uma dica é checar com o artista que tipo de tinta ele usa. A marca mais usada no Brasil é de um marca mineira chamada Electric Ink, que não tem nenhum ingrediente de origem animal e também não é testada em animais. 

Vale conversar com ele também se tudo bem você levar seu próprio lubrificante e limpadores, de maneira que não dependa somente dos produtos dele. Cheque ainda se eles são recomendáveis para contato com tatuagem recém feita. 

Publicidade

Foto: Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Princesa Diana tem fotos inéditas postadas por co-fundador da grife Valentino