Debate

Testes de DNA da moda não identificam indígenas brasileiros; entenda polêmica

por: Redação Hypeness

Testes de DNA estão na moda. Se você pensou em exames para comprovar paternidade ou algo nesse sentido: não é disso que estamos falando (embora pudéssemos). A nova tendência — entre aqueles que têm condições para pagar por isso — é descobrir por meio da própria saliva informações históricas e geográficas sobre a sua ancestralidade. Apesar dos resultados virem cheios de referências europeias e africanas, mas uma questão tem sido observada: onde estão as raízes indígenas brasileiras do nosso sangue?

Ele comprou testes de DNA pra toda família no natal e virou suas vidas de cabeça para baixo

O fato é que os resultados oferecidos por laboratórios privados têm deixado de lado informações sobre ancestralidade proveniente de indígenas do Brasil. Ao “Uol”, a professora do Departamento de Genética de Biologia Evolutiva da Universidade de São Paulo (USP) explicou que o problema do “apagamento” de informações não é necessariamente planejado, mas algo técnico mesmo.

Restaurante japonês cria sushi 3D baseado no seu DNA e que faz bem para você

Há poucas informações de populações indígenas nos bancos públicos e isso torna mais difícil caracterizar a ancestralidade indígena. Por exemplo, alguns testes usam indígenas do México ou Peru como referência para o Brasil, e isso se dá pela falta de um estudo mais geral das populações indígenas”, diz. 

A professora afirmou ainda que as populações nativas, em particular as brasileiras, têm passado por um processo de apagamento histórico decorrente da colonização e também das políticas atuais que pouco valorizam a memória e a História. 

Mulheres negras e latino-americanas em uma reflexão sobre êxodo urbano, memória e ancestralidade

Publicidade

Fotos: Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Beijo entre menina de 13 famosa no TikTok e menino de 19 viraliza e levanta debate na web