Ciência

Tomar banho quente todos os dias traz inúmeros benefícios para a saúde, aponta estudo

por: Redação Hypeness

Patrocinado por: Namore-se

Tomar um banho de banheira com água quentinha pode reduzir os riscos de doenças cardiovasculares e acidente vascular cerebral. Fazer isso todos os dias apresentou resultados ainda melhores, segundo uma pesquisa publicada em março pela revista Heart.

De acordo com o estudo, a morte súbita associada ao banho quente é uma ocorrência frequente no Japão, somando cerca de 19 mil vítimas ao ano. O número é três vezes maior do que o de fatalidades envolvendo acidentes de trânsito no país.

Uma possível associação para estas mortes na banheira seria a hipertermia, um aumento repentino na temperatura corporal capaz de levar à confusão e afogamento durante o banho.

Mulher de costas tomando banho de banheira quente com uma taça de vinho branco na mão em frente a uma pedreira.

Tomar banho de banheira quente todos os dias pode fazer bem à saúde. Foto: Roberto Nickson

Benefícios do banho de banheira quente

Ao pesquisar os efeitos do banho de banheira quente, os pesquisadores descobriram alguns de seus potenciais benefícios para a saúde. Foi encontrada uma associação entre a frequência deste hábito em algumas regiões do Japão e a diminuição do risco de mortes por doenças cardiovasculares.

O estudo foi iniciado em 1990 e finalizou em 2009. Durante esse período, 43 mil pessoas completaram um questionário detalhado a respeito de seus hábitos de banho e outros fatores que podem influenciar a saúde geral. Os participantes foram então monitorados até o final da pesquisa ou a sua morte, o que ocorresse primeiro.

Homem de feições asiáticas mergulhado na água apenas com o rosto de fora

Pesquisadores encontraram vários benefícios associados a banhos de banheira quente diários. Foto: Hisu lee

A análise final foi baseada em 30.076 pessoas. Considerando possíveis fatores externos, os dados mostraram que um banho de banheira quente diário contribuía para uma diminuição de 28% nos riscos de doenças cardiovasculares e 26% no risco de acidente vascular cerebral.

Apesar dos achados, trata-se de um estudo observacional e portanto não é capaz estabelecer uma relação de causa e efeito. Outro ponto a ser observado é que as temperaturas muito altas podem representar um risco à saúde, ainda a ser estudado.

Além disso, os pesquisadores ressaltam que o banho de banheira típico japonês inclui imersão na altura dos ombros, o que pode ser um fator crítico.

Publicidade

Foto em destaque: Maddi Bazzocco


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.


X
Próxima notícia Hypeness:
O que é a Pedra de Roseta, o mais importante documento arqueológico sobre o Egito Antigo?