Tomar um banho de banheira com água quentinha pode reduzir os riscos de doenças cardiovasculares e acidente vascular cerebral. Fazer isso todos os dias apresentou resultados ainda melhores, segundo uma pesquisa publicada em março pela revista Heart.
De acordo com o estudo, a morte súbita associada ao banho quente é uma ocorrência frequente no Japão, somando cerca de 19 mil vítimas ao ano. O número é três vezes maior do que o de fatalidades envolvendo acidentes de trânsito no país.
Uma possível associação para estas mortes na banheira seria a hipertermia, um aumento repentino na temperatura corporal capaz de levar à confusão e afogamento durante o banho.

Tomar banho de banheira quente todos os dias pode fazer bem à saúde. Foto: Roberto Nickson
Benefícios do banho de banheira quente
Ao pesquisar os efeitos do banho de banheira quente, os pesquisadores descobriram alguns de seus potenciais benefícios para a saúde. Foi encontrada uma associação entre a frequência deste hábito em algumas regiões do Japão e a diminuição do risco de mortes por doenças cardiovasculares.
O estudo foi iniciado em 1990 e finalizou em 2009. Durante esse período, 43 mil pessoas completaram um questionário detalhado a respeito de seus hábitos de banho e outros fatores que podem influenciar a saúde geral. Os participantes foram então monitorados até o final da pesquisa ou a sua morte, o que ocorresse primeiro.

Pesquisadores encontraram vários benefícios associados a banhos de banheira quente diários. Foto: Hisu lee
A análise final foi baseada em 30.076 pessoas. Considerando possíveis fatores externos, os dados mostraram que um banho de banheira quente diário contribuía para uma diminuição de 28% nos riscos de doenças cardiovasculares e 26% no risco de acidente vascular cerebral.
Apesar dos achados, trata-se de um estudo observacional e portanto não é capaz estabelecer uma relação de causa e efeito. Outro ponto a ser observado é que as temperaturas muito altas podem representar um risco à saúde, ainda a ser estudado.
Além disso, os pesquisadores ressaltam que o banho de banheira típico japonês inclui imersão na altura dos ombros, o que pode ser um fator crítico.