Canais Especiais Hypeness
-
Orgulho LGBTQIA+
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
O Vale do Anhangabaú, no centro de São Paulo, fechou para obras em julho de 2019. Depois de muito mistério, começaram a circular nas redes sociais imagens do espaço urbano próximo do Theatro Municipal e da prefeitura da capital paulista. O assunto, claro, trouxe bastante polêmica, principalmente pelo estouro no orçamento e o corte de árvores.
O vídeo mostra perto de 30 fontes de água coloridas em um espaço onde as pessoas costumavam transitar livremente. Dá pra perceber que as coisas não estão indo bem, já que a água que jorra quase que inunda o piso. A ideia do projeto é instalar uma iluminação de LED distribuída em árvores e nas escadas usadas por pedestres. O Yahoo mostrou que as fontes integram uma parte do projeto chamada de ‘Esplanada’, que reúne 650 jatos de água instalados no piso, segundo a reportagem, para manter o espaço úmido. Serão ao todo 20 áreas no local com jatos que funcionam de forma independente. A matéria relata ainda que 90% da água que sairá dos tubos será virá da chuva. O líquido será captado por um poço artesiano e filtrado.
Reforma do Vale do Anhangabaú estourou orçamento em R$ 14 milhões
A reforma do Vale do Anhangabaú foi cercada de polêmica desde o início. As pessoas criticaram a ideia da gestão de Bruno Covas (PSDB) de mudar a disposição do tradicional espaço de São Paulo, sobretudo pelo medo do excesso de gastos. O que aconteceu.
O G1 mostrou que o projeto de revitalização do Vale passou em R$ 14 milhões as projeções do orçamento inicial. O novo Vale do Anhangabaú seria entregue em junho deste ano, mas atrasou e agora a inauguração está prevista, diz a prefeitura, para 30 de outubro. O orçamento final vai ficar na casa dos 93,8 milhões de reais, ou seja, 17,4% a mais do que foi pensando.
Iphan disponibiliza mais de 250 publicações sobre arte e arquitetura para download
– Estudantes de arquitetura constroem casas sustentáveis e resistentes a enchentes
Os problemas não param por aí. O verde é outra questão levantada pelos críticos, ainda mais se tratando de uma cidade tão cinza e sem natureza como São Paulo. A prefeitura cortou 78 árvores e manteve 355 em pé. A municipalidade justifica dizendo que plantou outras 177 mudas nativas para que o Vale fique com 535 espécies depois de pronto. A SPObras disse em nota enviada ao G1 que não divulgou vídeo algum e que o Vale do Anhangabaú segue em obras. A empresa reafirma que o espaço será reaberto ao público no dia 30 de outubro.
Confira a repercussão nas redes sociais:
Repreende senhor queima! Que em um mundo onde falta água, comida, emprego e moradia, 100milhões sejam gastos pra fazer uma porcaria feia dessa no meio do Vale do Anhangabaú, tá amarrado que 600 reais é muita coisa pro povo, mas 100 milhões suave no xafariz pic.twitter.com/m3aJxqrg30
— Bivolt (@bivolt_mc) September 21, 2020
O Vale do Anhangabaú ficou a síntese da classe média: hostil e cafona. pic.twitter.com/q3TRvXgpB7
— Mariana Serafini (@MaSerafini) September 22, 2020
lembra do vale do anhangabaú? respire fundo e veja como ele está agora pic.twitter.com/dfnFdcHlO6
— bru de gru (@momomolegend) September 20, 2020
Publicidade
Todos concordamos que o mundo não está muito fácil ultimamente, porém existem aqueles mais radicais que escolhem...
Na última sexta-feira, os depoimentos do servidor do Ministério da Saúde Luís Cláudio Miranda e do deputado...
O juiz federal aposentado Ricardo Mandarino, que atua hoje como secretário da Segurança Pública da Bahia, defendeu...
Mensagens de WhatsApp entre Marcius Melhem e duas mulheres que o acusam de assédio sexual foram vazadas à...
A ativista pelos direitos animais e influenciadora Luísa Mell fez um depoimento tocante sobre sua experiência com um...
O policial militar Anderson César da Silva, de 32 anos, passeava com sua filha de quatro anos de idade em um parque em...
Você leu aqui no Hypeness a história envolvendo a Samsung, pega usando uma foto do banco de imagens como se fosse...
Ainda que a homofobia esteja em toda parte, muitas vezes o efeito mais devastador sobre um jovem pode surgir da onde...
A atriz Nicette Bruno, de 87 anos, está internada na UTI da Casa de Saúde São José, hospital particular do Rio de...