Sustentabilidade

2 a cada 5 espécies de plantas no mundo estão em risco de extinção

por: Redação Hypeness

De acordo com um novo relatório da Royal Botanic Gardens, Kew, duas em cada cinco espécies de plantas — ou seja, 40% de todas as plantas do planeta —, estão em risco de extinção. Segundo a organização europeia, muitos dos exemplares vegetais em perigo enfrentam ameaças como o desmatamento desenfreado e a poluição sem controle.

Referência no estudo de plantas e fungos, o Royal Botanic Gardens, Kew também chama atenção para o fato de a perda de certas espécies vegetais e fúngicas poder mudar diretamente o estado de vida na Terra. Em 2019, por exemplo, mais de 4.000 novas espécies de plantas foram descobertas. Entre elas, estão dez espécies relacionadas ao espinafre e duas parentes silvestres da mandioca. Utilizados ​​de maneira correta, esses alimentos podem ajudar a aliviar a fome e a oferecer valor medicinal de alta importância para a humanidade.

– Brasil é o 2º país que mais compra agrotóxicos proibidos na Europa, apontam dados inéditos

“Não seríamos capazes de sobreviver sem plantas e fungos — toda a vida depende deles — e é realmente hora de abrir a arca do tesouro”, diz Alexandre Antonelli, Diretor de Ciência do Royal Botanic Gardens, Kew, em entrevista ao “Guardian“.

“Cada vez que perdemos uma espécie, perdemos uma oportunidade para a humanidade. Estamos perdendo uma corrida contra o tempo, pois provavelmente estamos perdendo espécies mais rápido do que podemos encontrá-las e nomeá-las.”

– Desmatamento no Brasil em 2019 foi 99% ilegal e país é o que mais destrói florestas no mundo

Como informa o “Inhabitat“, mais de 210 cientistas de 42 países se envolveram e contribuíram para a pesquisa. Contudo, de acordo com outro estudo divulgado recentemente, os governos mundiais não conseguiram cumprir a única meta de prevenção de perdas de biodiversidade proposta para a última década, o que prova que ciência e política precisam andar lado a lado na promoção de esforços sérios em prol da preservação ambiental.

Publicidade

Fotos: Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.


X
Próxima notícia Hypeness:
Ipê tem sobrevivência ameaçada após canetada do governo Bolsonaro; entenda