Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
De acordo com um novo relatório da Royal Botanic Gardens, Kew, duas em cada cinco espécies de plantas — ou seja, 40% de todas as plantas do planeta —, estão em risco de extinção. Segundo a organização europeia, muitos dos exemplares vegetais em perigo enfrentam ameaças como o desmatamento desenfreado e a poluição sem controle.
Referência no estudo de plantas e fungos, o Royal Botanic Gardens, Kew também chama atenção para o fato de a perda de certas espécies vegetais e fúngicas poder mudar diretamente o estado de vida na Terra. Em 2019, por exemplo, mais de 4.000 novas espécies de plantas foram descobertas. Entre elas, estão dez espécies relacionadas ao espinafre e duas parentes silvestres da mandioca. Utilizados de maneira correta, esses alimentos podem ajudar a aliviar a fome e a oferecer valor medicinal de alta importância para a humanidade.
– Brasil é o 2º país que mais compra agrotóxicos proibidos na Europa, apontam dados inéditos
“Não seríamos capazes de sobreviver sem plantas e fungos — toda a vida depende deles — e é realmente hora de abrir a arca do tesouro”, diz Alexandre Antonelli, Diretor de Ciência do Royal Botanic Gardens, Kew, em entrevista ao “Guardian“.
“Cada vez que perdemos uma espécie, perdemos uma oportunidade para a humanidade. Estamos perdendo uma corrida contra o tempo, pois provavelmente estamos perdendo espécies mais rápido do que podemos encontrá-las e nomeá-las.”
– Desmatamento no Brasil em 2019 foi 99% ilegal e país é o que mais destrói florestas no mundo
Como informa o “Inhabitat“, mais de 210 cientistas de 42 países se envolveram e contribuíram para a pesquisa. Contudo, de acordo com outro estudo divulgado recentemente, os governos mundiais não conseguiram cumprir a única meta de prevenção de perdas de biodiversidade proposta para a última década, o que prova que ciência e política precisam andar lado a lado na promoção de esforços sérios em prol da preservação ambiental.
Publicidade
As abelhas são consideradas um dos animais mais importantes do planeta. Dependemos destes pequenos insetos para nos...
Florianópolis aposta na compostagem comunitária do lixo orgânico e na conscientização dos cidadãos sobre a...
Quem não passou pela experiência de plantar um pé de feijão no algodão quando estava na escola? A pequena Alicia...
Transformar o sonho de um bairro sustentável, incorporado à natureza, agradável de se viver e trabalhar, sem...
Consideradas extintas no Brasil desde o início dos anos 2000, as ararinhas-azuis poderão retornar à natureza em...
Quando pensamos em Heineken, imediatamente o que nos vem à cabeça (ou ao paladar) é seu sabor: o amargor singular e...
Quando pensamos a sustentabilidade no nosso dia a dia, há uma série de mudanças simples que podemos incorporar para...
Você já deve ter percebido que os nossos hábitos alimentares estão mudando. Com as pessoas preocupadas em serem...
Se a gente pudesse listar as coisas menos sustentáveis da vida de uma mulher, certamente menstruar estaria entre elas....