Inspiração

2020 também teve boas notícias e ele ilustrou algumas delas para nos lembrar disso

por: Redação Hypeness

Criador do perfil do Instagram Weekly Graphic News (@weeklygraphicnews), o artista Mihai Tigleanu ilustra notícias boas de 2020 para mostrar que, apesar de grandes tragédias, o ano também teve momentos positivos. Segundo palavras do próprio ilustrador, o projeto nasceu de “uma mistura de paixão pela arte editorial e interesse pelo jornalismo” e cumpre a missão de unir positividade a novas possibilidades criativas.

Basicamente um conjunto de notícias boas, semanais e ilustradas, a iniciativa surgiu da inquietação de Mihai (@icsd) com a efemeridade e a pouca repercussão de algumas notícias. “[Cheguei a essa ideia] ao descobrir que algumas histórias muito interessantes se perdem em nosso feed por terem uma imagem de capa comum, como uma foto de banco de imagens que não diz muito”, escreve o autor no “Bored Panda“.

– Designer incentiva doação de sangue e oferece ilustração para doadores

‘Federação de futebol brasileira anuncia salários iguais para homens e mulheres’

“Isso ocorre porque alguns assuntos são abstratos demais para serem fotografados, então os editores os associam a algo neutro e insípido”, continua Mihai. “Como a maioria de nós consome notícias principalmente pelas redes sociais hoje em dia, eu acreditava que poderia preencher essa lacuna entre as notícias e uma abordagem editorial visual”.

– Cansado de ler notícias ruins, ele decidiu ilustrar as boas novas que marcaram 2019

Então, comecei a pesquisar histórias interessantes que não tivessem imagens atraentes ou apenas fossem dignas de uma obra de arte. Logo descobri que a melhor coisa sobre este desafio era a diversidade de assuntos e, portanto, a ampla gama de estilos de ilustração que eu poderia usar.

O resultado são ilustrações digitais que dão vida nova a notícias positivas, edificantes e fortalecedoras. Veja algumas logo abaixo:

‘Enfermeira Pamela Zeinoun salva três recém-nascidos e os carrega durante 5 km após a explosão de Beirute’

‘Pangolins finalmente são removidos da lista de medicamentos tradicionais da China’

‘A equipe de funcionários de uma biblioteca australiana liga para cada membro idoso para dizer ‘olá’ durante o isolamento social’

‘Companhias de trem do Reino Unido estão oferecendo viagens gratuitas a mulheres que estejam fugindo de abusos domésticos’

‘Caça furtiva de rinocerontes caiu 53% na África do Sul durante o isolamento social’

‘Europa irá ter apenas um tipo de carregador para todos os aparelhos’

‘Escócia é o primeiro país a tornar absorventes gratuitos para todas as mulheres’

‘Banksy secretamente funda um barco de resgate de refugiados’

‘Alemanha planeja diminuir as luzes à noite para salvar insetos’

‘Após dez anos de tentativas, ursos panda procriam (durante a quarentena)’

‘O menino queniano que inventou uma máquina de lavador mãos ganhou um prêmio nacional’

Publicidade

Fotos: Reprodução Instagram / @weeklygraphicnews


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.


X
Próxima notícia Hypeness:
Homem trans dá à luz em parto na água e fotos emocionam: ‘Poderoso e orgulhoso’