Agenda Hypeness

Agenda Hype em casa: Afronta, Queernejo e Festa Literária das Periferias nas dicas da semana

por: Gabriela Rassy

Agenda da semana na área trazendo o melhor da arte e da cultura online para seus dias de recolhimento serem mais interessantes. Destaque mais do que especial para a série documental Afronta!, de Juliana Vicente, com Magá Moura, Tássia Reis, Liniker, Erika Malunguinho, Rincón Sapiência, entre outras potências negras dos nossos tempos. Vale ainda acompanhar a programação do festival de queernejo Fivela Fest, além da programação da FLUP 2020 – Festa Literária das Periferias – com destacão para a mesa “Amefricanidades – para dar luz às sabedorias e às experiências negras e ameríndias no continente americano”, uma conversa on-line com Raquel Barreto, Sônia Guajajara e Eugênio Lima. Nos lançamentos, não deixe de ver o álbum visual da maravilhosa Luedji Luna, que acaba de sair.

Em uma semana de reabertura das atividades culturais, mantemos nossa visão do todo e entendimento que a pandemia ainda existe e não temos vacina. Sendo assim, a proposta é fazer de seus dias em casa os melhores e mais reflexivos o possível.

Vem na minha!

#live

Fivela Fest @ Youtube
Domingo, 18h, das 15h às 18h
Grátis
Ao longo de 2020, o Queernejo ganhou espaço na cena independente da música e para celebrar essa união linda e diversa, acontece a primeira edição do Fivela Fest. O line up apresenta os shows de: Gabeu – o príncipe do Pocnejo, Gali Galó – artista não binárie do breganejo, Alice Marcone – a primeira mulher trans no sertanejo, Reddy Allor – a primeira drag no universitário, Bemti – artista gay do indie, Zerzil – o garanhão do vale, e ainda: a primeira dupla Queerneja do país – que só será revelada no dia do festival. A programação inclui ainda mesas de bate papo com os temas “Masculinidade Tóxica”, “Mulheres nos Bastidores do Sertanejo”, “Transgeneridades no Sertanejo” e “Negritude no Sertanejo”, além uma apresentação exclusiva feita por Kassio. A abertura fica por conta do DJ set de Milian Dolla.

Musicar 2020 | Youtube e Spotify
Quinta a domingo
Grátis
Esta semana, os destaques são o show “A Biblioteca Cantante”, da carioca Bia Bedran, que acontece neste sábado (17/10), às 11h. O paulista Hélio Ziskind também faz sua estreia no festival com o podcast “Passarinho, Que Som É Esse?”, que sai no Spotify na sexta (16/10), às 17h. Outro destaque da semana é a companhia carioca Passinho Brazil Cia de Dança, que promove duas atividades no domingo (18/10), a partir das 15h: a oficina “Passinho e Frevo” e a performance “Favela Digital”.

Wander Wildner Power | plataforma ShowlivrePlay
Quinta, 20h
A partir de R$ 10
Verbete obrigatório da enciclopédia do rock nacional desde quando era cantor dos Replicantes nos anos 80, Wander Wildner sobe ao palco virtual com suas garotas Georgia Branco (baixo e backing vocal) e Pitchu Ferraz (bateria e backing vocal). Em março, dias antes do início do isolamento social, eles realizaram um show histórico em Porto Alegre. O registro do espetáculo no Bar Opinião se tornou o disco PowerTrio AoVivo. A turnê de lançamento precisou ser adiada pela pandemia, mas agora, sete meses depois, Wander, Georgia e Pitchu fazem o tão esperado show de lançamento do álbum no ShowlivrePlay.

Guinga e as Vozes Femininas
Quinta, 20h
Grátis
No segundo encontro do projeto, o violonista homenageado recebe a cantora lírica com versatilidade para o popular Cíntia Graton e o também violonista Marcus Tardelli, ex-integrante do Quarteto Maogani, que gravou o disco solo “Unha e Carne” (2006) dedicado à sua obra.

OBMJazz na Casa de Francisca | Facebook, Twitch e YouTube
Sexta, 20h
Grátis
A OBMJ – Orquestra Brasileira de Música Jamaicana, uma das mais importantes e influentes bandas instrumentais do Brasil, apresenta seu novo trabalho, “OBMJazz ao vivo na Casa de Francisca”, show gravado numa noite mágica em fevereiro de 2020 na célebre Casa de Francisca, localizada no coração do centro de São Paulo. O espetáculo, uma homenagem ao jazz e à música jamaicana, passeia pelos famosos standards de jazz americanos, vai até a Jamaica dos anos 1960 e flerta com bandas atuais de ska do cenário mundial.

#lançamento

Luedji Luna | O bom mesmo é estar debaixo d’água
Estava ansiosa por essa. Luedji acaba de soltar seu segundo álbum, depois de nos deixar com vontade de águas com o single que dá nome ao trabalho. Gravado durante a gravidez, foi uma dupla gestação que fala muito de amor na perspectiva da mulher preta.

Drik Barbosa | Infalível
Munida de habilidade e pronta para o combate, Drik estreia no mundo dos games como personagem do jogo Mayara & Annabelle : Idle Battles. Em parceria inédita entre a Laboratório Fantasma e a desenvolvedora Skullfish Studios, a rapper paulistana criou ainda uma música exclusiva para trilha sonora do mesmo.

Ga Setúbal | VIA
Para se escutar pela primeira vez VIA, novo álbum do paulistano Ga Setúbal, é recomendável começar de olhos bem fechados. É que, muito além das sutilezas instrumentais que certamente merecem atenção total, a metodologia também é útil para distinguir com mais nitidez toda a atmosfera típica da coxia de um teatro – seu cheiro de coisa antiga misturado ao suor dos artistas, uma leve poeira suspensa que roça a pele, os sons da engrenagem de uma cena em pleno funcionamento.

Dona Iracema | Suco de Laranja
A banda baiana traz sua irreverência e mistura única de estilos nesta versão moderna da canção de Renato e Seus Blue Caps, um dos mais clássicos grupos da Jovem Guarda. A faixa foi produzida por André T. – ele assina o disco anterior, de 2019, Balbúrdia. A gravação foi inclusive autorizada pela família do compositor, Renato Barros, que faleceu em junho deste ano, no Rio de Janeiro. Quem também viabilizou esse lançamento foi o Portal Pedrada Rocks.

Lila e Pepe | Fixação
Formado pela cantora Lila e pelo fotógrafo Pedro Garcia (responsável pelo personagem Cartiê Bressão), casados há 8 anos, a dupla nasceu em tempos de isolamento e da intimidade elevada a novos níveis. A faixa, produzida por Lucas Vasconcellos (Letuce, Maria Luiza Jobim), é uma releitura do clássico da banda pop dos anos 90 em uma versão bossa trap com solos de guitarra que vão te conquistar. O clipe, lançado no canal do selo carioca Mangolab, viaja na onda anime, mostrando o casal apreciando o pôr-do-sol numa Ipanema fictícia, com legendas em japonês e inglês.

Felipe Jordan | Meu Mundo Todo
Felipe Jordan acaba de lançar “Meu Mundo Todo”. Com duas faixas, ambas produzidas pelo baiano Leonardo Mendes, projeto reflete sobre a importância de se olhar no espelho e buscar, naquela imagem, um reflexo fiel, contundente e aliado àquela parte inegociável de quem somos.

Malu Maria | Ella Terra
A cantora e compositora Malu Maria estreia hoje seu novo disco, o segundo da carreira, Ella Terra. O projeto, que vem sendo feito desde 2019, com produção dela, Ivan Gomes e Tatá Aeroplano, já botou três singles-clipes no ar este ano: “Ela Terra”, “A Mentira dos Homens” e “O Mar Levou”. Conceitualmente falando, Ella Terra é atravessado por temas urgentes à Malu, mas que também ecoam em muita gente: uma nova maneira de compreender e se relacionar com o planeta, a natureza que existe entre e ao redor de nós, a revisão de práticas nocivas que adoecem ao coração e sobretudo, à mente.

NDK feat. China | Marte
Marte é a faixa mais politizada do álbum “O Selenita”. Junto com China, a banda critica a desigualdade social, segurança pública, o desvio de verba e outros problemas que assolam o Brasil há anos. Os beats são de autoria do rapper Nill, responsável pela produção de quase todas as 16 faixas que irão compor o terceiro álbum de estúdio da banda. O álbum completo será lançado em novembro deste ano.

#audiovisual

Afronta!
A série documental recém-lançada no Netflix traz perfis de pessoas negras em toda sua potência e lugar de fala. A Neyzona, Loo Nascimento, trend hunter, estilista e modelo baiana, o rapper Rincón Sapiência, a deputada Érica Malunguinho, os organizadores da festa Batekoo, entre outras pessoas em diferentes atuações dentro da arte e da cultura são protagonistas ali de sua própria história. Com direção de Juliana Vicente, da Preta Portê Filmes, a série dá luz às narrativas necessárias à nossa evolução enquanto sociedade.

Zona Árida
Novo trabalho de Fernanda Pessoa (Histórias que Nosso Cinema (Não) Contava) estreia no Brasil em plataformas digitais a partir de 8 de outubro. Zona Árida é um filme em primeira pessoa, no qual Fernanda ressignifica sua experiência, faz um reencontro com um período importante de sua adolescência e traça um retrato da América profunda. O documentário, disponível nas plataformas NET, Vivo e Oi, será lançado em uma plataforma interativa onde é possível navegar e conhecer mais a cidade. O site participa da exposição “No presente, a vida (é) política”, na Central Galeria, com visitas online e presenciais por agendamento.

#cênicas

Ser José Leonilson | Zoom
15 de outubro a 19 de novembro, quintas, às 20h30
Grátis ou Contribua com quanto puder – É necessário retirar ingresso pelo www.sympla.com.br
O espetáculo teatral é uma costura poética entre a vida e obra do artista plástico José Leonilson (1957-1993) e a biografia de Laerte Késsimos. Originalmente desenhado para os palcos, o espetáculo idealizado por Késsimos é dirigido por Aura Cunha, com dramaturgia de Leonardo Moreira, música original de Marcelo Pellegrini, cenário de Marisa Bentivegna e iluminação de Aline Santini.

Festival de Peças de Um Minuto | programação on-line do Teatro Porto Seguro
Dias 17 e 18 de outubro
A partir de R$20
Os textos foram escolhidos após um concurso promovido pelos Parlapatões no qual roteiristas e dramaturgos, de todo o Brasil, inscreveram seus trabalhos pela internet. 25 deles foram selecionados (dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Santa Catarina e Brasília) e os dramaturgos Aline Bei, Diones Camargo, Jo Bilac, Luh Maza, Mario Viana, Michelle Ferreira e Suzy Lins de Almeida foram convidados para escrever especialmente para o festival. Ao todo, 32 textos serão dirigidas por Barbara Paz, Mauro Batista Vedia, Nelson Baskerville e Pedro Granato, e encenados por doze atores do grupo.

#literatura

FLUP 2020 – Festa Literária das Periferias
A nona edição da Flup ensaia uma narrativa sobre os corpos vulneráveis – aqueles que desde sempre são os mais afetados pelas crises, sejam elas sanitárias, econômicas, ambientais, políticas ou mesmo culturais. Neste momento somos todos onças pintadas tentando fugir das queimadas do Pantanal. Ou gentis senhoras italianas conduzidas para cemitérios clandestinos em caminhões do Exército. Não podemos silenciar enquanto morremos aos milhares – e morremos a pior morte, sozinhos, procurando ar para respirar. Destaque para o projeto Amefricanidades, com curadoria de Eugênio Lima, que acontece em dois momentos: no Ciclo Lélia Gonzalezentre 10 a 31 de outubro, e no Diálogos Amefricanos, entre 31 de outubro e 1 de novembro.

As conversas são mediadas por integrantes do coletivo e convidados e têm a participação de Rosane Borges e Célia Xakriabá (10/10 às 19h); Sônia Guajajara e Raquel Barreto (17/10 às 19h); Flávia Rios e Márcia Lima (29/10 às 19h); e Carla Akotirene e Djamila Ribeiro (31/10 às 19h).

Cabeças da periferia, org. Marcus Faustini, da Cobogó
A coleção Cabeças da Periferia traz entrevistas com artistas-ativistas das periferias que transformam, com seu trabalho e mobilização, seus entornos e a conexão com o mundo. Os primeiros três livros apresentam, cada um deles, o comunicador Rene Silva, fundador do Voz das Comunidades, o escritor Jessé Andarilho, autor de Fiel (Objetiva, 2014) e Efetivo variável (Alfaguarra, 2017), e a dançarina e pesquisadora Taísa Machado, criadora do Afrofunk. Como protagonistas de suas próprias narrativas, eles revelam o que pensam e como criam, falando de seus projetos e ativismos, realidades e ações transformadoras.

#podcast

Praia dos Ossos
No dia 30 de dezembro de 1976, Ângela Diniz foi assassinada com quatro tiros numa casa na Praia dos Ossos, em Búzios, por seu então namorado Doca Street, réu confesso. Mas, nos três anos que se passaram entre o crime e o julgamento, algo estranho aconteceu. Doca tornou-se a vítima. Praia dos Ossos é um podcast original da Rádio Novelo.

#cursos

Seminários de astrologia online | Zoom
O coletivo Casa 8 e 1/2, de pesquisadoras em astrologia, iniciado em 2016 – reuniu em módulos-seminários todo o conteúdo estudado durante os últimos anos. Foram 4 anos de encontros, trocas, leituras de mapa astral, estudo de campo e muito debate. Agora elas compartiham o que levantaram em rede para as pessoas interessadas em astrologar com seriedade. Uma das premissas é desmistificar assuntos, como mercúrio retrógrado, reducionismos sobre os 12 signos e ampliar a vivência de cada um com relação a seu próprio mapa. Os seminários são gratuitos e acontecem via zoom. Para se inscrever, acesse o link.

#delivery

Torteria
A Torteria está cheia de novidades! Além do cardápio, que cresceu e ganhou uma linha especial e uma linha vegana e low carb, a marca agora está também com um empório com produtos para finalizar em casa. Na linha especial integram receitas mais elaboradas, com tortas com ingredientes como palmito pupunha e queijo gruyère, bacalhau e ervas frescas. Já na linha vegana e low carb, sabores como abobrinha, alho poró e sementes de girassol e de pupunha, abobora cabotiã, azeite de dendê e coentro, são as novidades. A linha tradicional de tortas também foi ampliada com a chegada de receitas com linguiça calabresa, cebola caramelizada e requeijão cremoso e doce com a NYC style cheesecake de doce de leite com praliné de amêndoas. Já o empório partiu do desejo da Torteria de oferecer opções praticas ao consumidor. Entre os produtos oferecidos estão, claro, as massas base da marca – congeladas em versão salgada e integral, e também produtos pra finalizar em casa como massas de cookie e pão de queijo artesanal.

Basilicata
O restaurante Basilicata, comandado pelo chef Rafael Lorenti, lança um prato especial em parceria com os Subchefs da casa. A sugestão para a a temporada é a Codorna (R$63) recheada com pão, linguiça curada artesanal, limão e ervas. O prato acompanha gnocchi de batata doce roxa e de abóbora, além de legumes grelhados e fica disponível durante toda a estação.
Delivery: Pedidos pelo aplicativo Ifood ou pelo Whatsapp 95588-2048.

 

Publicidade


Gabriela Rassy
Jornalista enraizada na cultura, caçadora de arte e badalação nas capitais ensolaradas desse Brasil, entusiasta da cena musical noturna e fervida por natureza.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Xuxa lança livro infantil com temática LGBTQIA+ e conta história de menina com duas mães