Agenda Hypeness

Agenda Hype em casa: Bienal, terror, maconha e shushi tudo junto e misturado

por: Gabriela Rassy

Semana em casa com programação lindona? Temos! Desta vez com nada menos que a Bienal de São Paulo. A 34ª edição foi adiada, mas a programação digital traz visitas aos ateliês, encontros com artistas, minicursos e encontros internacionais. A Bienal Tá On! E numa semana dedicada à bruxaria, o CCBB exibe filmes da mostra “macaBRO – Horror Brasileiro Contemporâneo” também no modo online.

Destaque ainda para os lançamentos visuais de Duda Beat, Luthuly, Mel, Gloria Groove e Heavy Baile pegando pesado com Valeska Popozuda. Ah, vale ainda fica de olho nas dicas de canal com o episódio sobre Maconha do Greg News e no delivery da semana em homenagem ao Dia do Sushi com o Aizomê.

Vem na minha!

#lives

MC Soffia | ShowlivrePlay
31 de outubro, 20h
R$ 10 a $ 30 (valor dá direito a um meet no zoom após o show)
A empoderada MC Soffia se apresenta, com participação da rapper Onnika, em um show exclusivo no palco virtual. Hoje, com 16 anos, MC Soffia faz rap com pitada de trap e de funk, contando histórias de relacionamentos que fazem parte de seu cotidiano, sempre com letras atuais e necessárias. No dia, ela apresenta pela primeira vez o single “Empoderada”, faixa que celebra a homenagem que Soffia recebeu da World Woman Foundation, organização artística norte-americana sem fins lucrativos que atua pela igualdade para mulheres como um progresso para todos.

https://www.youtube.com/watch?v=L_cQoWuBYWc

Bruce Gomlevsky canta Renato Russo | Plataforma do Teatro Riachuelo
sábado, 31, 20h
R$ 20
No mês que se completa 24 anos da sua partida, Renato Russo, um dos nomes mais importantes do rock brasileiro, porta-voz de uma geração e considerado um dos maiores poetas da música brasileira, terá suas músicas interpretadas por Bruce Gomlevsky, que há 14 anos se apresenta no espetáculo “Renato russo – o Musical”, tendo realizado 566 apresentações em mais de 50 cidades brasileiras, totalizando mais de 500 mil espectadores. No palco, Bruce será acompanhado pela Banda Arte Profana (Ziel de Castro, Maninho, Marcos Vinni), seu filho Nicholas Gomlevsky, no teclado, e cantará os maiores sucessos da Legião Urbana, como Pais e Filhos, Que País é Esse, Há Tempos, Será, Eduardo e Mônica, entre muitos outros.

Guinga e as Vozes Femininas | CCBB Rio de Janeiro Online
Quinta, 29 de outubro, às 20h
Grátis
No quinto encontro do projeto, o violonista homenageado recebe no palco a cantora e compositora Bruna Moraes, de São Paulo. O roteiro do encontro no palco do veterano Guinga com Bruna Moraes prevê canções como “Baião de Lacan”, “Vô Alfredo”, “Exasperada” e “Catavento e Girassol” (parcerias de Guinga e Aldir Blanc). Em cada live, transmitida ao vivo do CCBB Rio de Janeiro, serão apresentados diferentes repertórios e arranjos para a obra do homenageado, que completou 70 anos no último mês de junho.

#lançamentos

Duda Beat | Pro Mundo Ouvir
Duda Beat, Camila e Luiza de Alexandre embarcam em uma viagem pelo espaço para propagar o amor através das ondas sonoras.

Luthuly | Pele
Criatividade, texturas, estilo, sensualidade e romance, muita energia e música essencialmente preta se destacam em “Pele”, primeiro álbum solo do cantor e compositor carioca Luthuly, que sai pelo slap, selo da Som Livre. Com sete faixas carregadas de personalidade – nos arranjos, nas letras e interpretações –, das quais cinco são inéditas, o projeto de estreia de uma das vozes mais interessantes da nova cena chega com suingue. Tanto o clipe e fashion film foram produzidos pela LADYBIRD e dirigidos por Helder Fruteira, além de contarem com a maravilhosa Aisha Mbikila como diretora criativa e atriz do vídeo.

Mel | A Partir de Hoje
Nesse clipe que inaugura a carreira musical solo da maravilhosa vocalista da Banda Uó queria trazer “um ambiente de libertação, renascimento e cura”. Mel diz em sua conta do Instagram que não tem nada mais curativo que nossa casa. “Nele também compartilho alguns rituais que fazem e fizeram parte da minha vida e da minha fé como banho de ervas, dançar na sala, tirar cartas e tudo isso pelo olhar de @amortagua ficou mais bonito e especial”.

Gloria Groove
Ela é a dona da festa e da p*rra toda, mas aqui nesta nova faixa ela é romance purinho. Gloria abre o coração em uma canção de término e saudades do amor. Uma diva é uma diva!

Heavy Baile & Valesca Popozuda | Me come e Some
Parceria pesada que vai te dar altos gatilhos. Valesca manda a letra embalada pelos beats e performances do Heavy Baile. Aí meu Rio de Janeiroooo!

Siso | Pop antigo
O multiartista Siso segue mostrando novidades musicais que culminarão em seu próximo disco de estúdio, homônimo, com previsão de lançamento para o mês de novembro deste ano. Após o lançamento da elogiada “A Onda”, uma parceria com a cantautora Julia Branco, Siso revela “Pop Antigo”. Pop eletrônico de tom nostálgico, melancólica e dançante, a faixa é um convite para corpo e mente dançarem juntos.

#filmes

macaBRO – Horror Brasileiro Contemporâneo | Centro Cultural do Banco do Brasil
28 de outubro e 23 de novembro, pela plataforma Darkflix
Grátis
Um passeio pelas produções de terror 100% brasileira onde serão exibidos, entre longas e curtas-metragens, 44 produções da nova geração de diretores. Destaque para “Morto Não Fala” (2019), de Dennison Ramalho, protagonizado por Daniel de Oliveira,  Fabíula Nascimento e Bianca Comparato, considerado um dos melhores filmes de terror de 2019 pela revista New York. Já o  longa ‘O Cemitério das Almas Perdidas’, será exibido exclusivamente no Cine Belas Artes, em São Paulo, e chaga à plataforma no dia 23 de novembro, ficando disponível gratuitamente para todos assistirem às 18h.

Bate-papo de Cinema Pontos MIS | O nó do diabo (ao vivo)
Sábado, 31, 18h
Grátis
O programa, que traz uma sessão de cinema online seguida por bate-papo ao vivo, apresenta neste sábado o filme O nó do diabo (dir. Ramon Porto Mota, Gabriel Martins, Jhésus Tribuzi e Ian Abé, Brasil, 2018, 128 min, 16 anos) em parceria com a Elo Company. Para assistir gratuitamente ao filme, que ficará disponível ao público entre os dias 29 e 31 de outubro, basta preencher o cadastro neste link. Já o bate-papo ao vivo acontece às 18h no canal do MIS no YouTube. O longa se passa há dois séculos, no período da escravidão, numa fazenda canavieira que era palco de horrores. Anos depois, o passado cruel permanece marcado nas paredes do local, mesmo que ninguém perceba. Eventos estranhos começam a se desenvolver e a morte torna-se evidente.

#canais

Greg News
Não é de hoje que falamos por aqui sobre os benefícios econômicos, medicinais e sociais da legalização da maconha. No último episódio do programa, Gregorio Duvivier e sua equipe montaram uma bela narrativa para falar sobre todas essas vantagens, além de como estamos ficando para traz comercialmente e cientificamente por conta de pensamentos retrógrado – um dos piores males dos nossos tempos.

#visuais

Bienal Tá On
Próxima visita_28 de outubro, às 11h
Studio visit com Juraci Dórea
Uma forma muito instigante de se aproximar da produção de arte contemporânea é conhecê-la pelas mãos dos próprios artistas visitando seus locais de trabalho. Na série Visitas aos ateliês / Studio visits, é possível conhecer os ateliês dos artistas, acompanhar a pesquisa e produção das obras e ver projetos em primeira mão! Inspirados nesta ideia, os curadores da 34ª Bienal farão 12 visitas a distância a ateliês de artistas confirmados para esta edição da Bienal. “Recheamos o registro dessas conversas com imagens das obras e dos seus espaços de trabalho. Os vídeos finais, de até 10 minutos, serão publicados a cada mês no nosso IGTV (Instagram), até agosto de 2021”. Para assistir, acesse o perfil da Bienal no Instagram e busque pelo destaque “Studio visits” ou visite o site da 34ª Bienal.

https://www.instagram.com/p/CG2wn2Vn88F/

Exposições virtuais | MIS
O museu apresenta cinco exposições virtuais realizadas em parceria com o Google Arts & Culture: Moventes, que traz imagens de diversas situações de deslocamentos e trabalhos itinerantes que muitas vezes passam despercebidos, invisíveis, na correria cotidiana; Coleção Guilherme Gaensly no acervo MIS: uma paisagem humana, com imagens históricas sobre o cultivo do café no interior paulista;  Cinema paulista nos anos 1970, sobre a produção e bastidores do cinema paulista dessa década presente no acervo do MIS; Lambe-lambe: fotógrafos de rua em São Paulo nos anos 1970, resgate de uma das primeiras coleções do acervo do MIS com documentação dos fotógrafos de rua em atividade no início dos anos 1970; e A mulher na Revolução de 32, mostra com fotografias, arquivos de áudio e trocas de correspondências (exclusivas do acervo do MIS) relatando o dia a dia de voluntárias da Revolução.

#literatura

“Matriarcas: Mulheres de Raça e de Cor”, Riemma Editora
Com ilustrações de João Victor Sampaio, o livro faz um mergulho no estudo da tradição oral na construção cultural no Brasil, já que durante muitos anos a oralidade foi utilizada como perpetuadora e disseminadora da história e da cultura afro-brasileira e brasileira. O autor  André Sampaio elegeu três autoras significativas da cultura afro-brasileira: Mãe Beata de Yemonjá, Conceição Evaristo e Fabiana Cozza para contar essas importantes histórias.

#cênicas

Dogville | Canal da peça no YouTube
dias 2 e 3 de novembro – segunda e terça, às 19h
Grátis
A primeira adaptação teatral brasileira para a obra-prima do cineasta dinamarquês Lars von Trier celebra 2 anos de sua estreia com apresentação on-line gratuita. A adaptação para o formato digital mescla leitura, gravações, comentários e um bate papo ao vivo com o elenco, direção e produção do espetáculo. Na trama, Mel Lisboa interpreta Grace, personagem vivida por Nicole Kidman no cinema. A direção fica por conta de Zé Henrique de Paula.

Focus Cia de Dança | Pocket Cultural
Quinta-feira, 29, 19h
Grátis
Em 2019, a companhia ganhou primeiro lugar no Prêmio Cesgranrio de Dança com a coreografia do espetáculo Still Reich. Dois anos antes, se apresentou na última edição do Rock In Rio, ao lado de Fernanda Abreu. Outro destaque foi a Comenda da Ordem do Mérito Cultural, do Ministério da Cultura, maior condecoração da cultura brasileira, recebida em 2016. No teatro Firjan SESI Centro, os dançarinos se apresentam por cerca de uma hora e prometem sensibilizar com poesia e capacidade técnica.

#delivery

Aizomê | Dia Internacional do Sushi
O Aizomê preparou um menu especial, que estará disponível no almoço da unidade da Japan House e dos Jardins, além do delivery – somente no almoço. O menu inclui Futomaki – Inarizushi – Battera (sushi prensado de cavalinha marinada e shiroita kombu) – Tekkamaki – Kappamaki – Seleção de 5 niguirizushi – Tamagoyaki – Gunkan de uni ou ikura, além do otoshi (couvert), uma entrada e osuimono (caldo claro a base de peixe). Fica R$250 por pessoa e pode ser reservado pelo site oficial ou pelo whatsapp 11 97247-3862.

 

 

Publicidade


Gabriela Rassy
Jornalista enraizada na cultura, caçadora de arte e badalação nas capitais ensolaradas desse Brasil, entusiasta da cena musical noturna e fervida por natureza.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Para o mês da Consciência Negra, selecionamos alguns dos maiores atores e atrizes da atualidade