Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Médico, escritor, pesquisador e uma voz racional em tempos da pandemia do novo coronavírus, Drauzio Varella participou de um vídeo no canal Todos Pela Saúde, no YouTube, e alertou sobre a flexibilização da quarentena, ocorrendo em diversos pontos do país: “Ainda não é hora de relaxar”.
O especialista falou sobre a importância do êxito no desenvolvimento de uma vacina para pensar em “voltar ao normal”. O Brasil conta atualmente com duas vacinas em desenvolvimento na fase final de testes: a CoronaVac, produzida pela empresa chinesa Sinovac; e a vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, em parceria com a farmacêutica AstraZeneca. Se ambas confirmarem os resultados iniciais dos estudos, as duas vacinas podem entrar em produção já no final de 2020.
Algo que o Todos Pela Saúde tem trabalhado para tornar realidade. O grupo de especialistas de diversos setores da saúde liderados por Paulo Chap Chap se tornou o principal doador para os projetos de adaptação de duas fábricas de vacinas contra a Covid-19 no Brasil.
– Drauzio Varella diz que carnaval deveria ter sido cancelado: “Vírus se disseminou ali”
Foram investidos R$ 100 milhões nas instalações da Fiocruz e do Instituto Butantan, que juntas poderão produzir até 60 milhões de doses por mês, garantindo assim a autonomia nacional na produção da vacina.
A boa notícia, infelizmente, também tem sido responsável por um aspecto bastante preocupante: o relaxamento nas medidas de prevenção. “Estamos retornando às atividades com muitos casos e muitas mortes. Ainda não é hora de relaxar”, ressalta Varella.
– Drauzio Varella diz para esquecermos vida normal: ‘Vai demorar muito tempo pra voltar’
No Brasil, o tema se tornou ainda mais urgente. Com milhares de mortos pela Covid-19, o país segue como um dos epicentros mundiais da contaminação e vê na descoberta da vacina a solução desta crise sanitária.
A preocupação do médico se baseia nos desafios de produção e distribuição de uma vacina dentro do cenário atual de pandemia. “Temos que ser realistas: produzir milhões de doses para vacinar o país inteiro não é fácil. Vacinação em massa, mesmo, só no ano que vem. Até lá, quantos vão ficar doentes? A vacina não resolverá o problema de hoje”, ele explicou.
– Coronavírus: Drauzio Varella exercita cidadania e ensina o jeito certo de lavar as mãos
É por conta disso que o Dr. Drauzio Varella reforça a importância de mantermos os cuidados na prevenção da doença. Entre as principais medidas indicadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), ainda necessárias para evitar o contágio, o médico destaca o uso de máscara, a higienização constante e correta das mãos e que o distanciamento social seja mantido, se possível.
Publicidade
Uma série de misteriosas ondas de rádio vindas do centro da galáxia e detectadas por cientistas da Escola de Física...
As pessoas fazem dieta desde os tempos mais remotos, mas é preciso reconhecer que grande parte delas é baseada em...
Uma paciente no hospital King’s College, em Londres, tocou violino enquanto cirurgiões faziam uma remoção de tumor...
Os avanços na medicina acontecem atualmente de forma tão intensa e apontando para futuros tão absurdamente próximos...
Em uma vida tão atribulada e sem tempo livre como a que normalmente vivemos hoje em dia, cancelar um compromisso...
A Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (NASA) está colocando em prática um ambicioso plano de voltar à...
Uma pesquisa conjunta entre a Universidade de Sheffield, no Reino Unido, e do Boston College, nos EUA, descobriu um ser...
Quem nunca apertou o botão snooze” ou "soneca" do despertador para adiar em 5 minutos o alarme que atire a primeira...
Não é preciso ter estudado o tema profundamente para se compreender que pessoas que apresentam em sua postura um...