Ciência

Álcool gel falso: UFPR testa produtos de graça. ‘Fiquei louca’, diz empresária enganada

por: Redação Hypeness

Em meio a pandemia do coronavírus, o álcool gel se tornou um dos produtos mais cobiçados nas prateleiras das farmácias. E não demorou muito para tentarem tirar proveito da situação. 

Produtos falsificados e com a composição adulterada tem preocupado pesquisadores da UFPR (Universidade Federal do Paraná), que decidiram oferecer testes gratuitos do álcool gel para a população de todo o país. 

– Descobriram o que deixa o álcool gel pegajoso e melequento

A iniciativa ajuda a combater um problema nacional que não é só de direito ao consumidor, mas de saúde pública também. Funciona a partir de uma amostra de um mililitro de álcool gel, que é inserida em uma máquina, e o resultado sai em cerca de dois minutos.

– Empresa lança álcool gel para pets que não prejudica saúde do animais

Avaliado em R$ 1 milhão, o equipamento chamado espectrômetro de RMN (Ressonância Magnética Nuclear) identifica a composição do álcool gel – e de outras substâncias – a partir da análise de propriedades magnéticas. Por enquanto, cerca de 80% das amostras analisadas têm apresentado percentual menor do que o recomendado, não apropriados para uso sanitizante.

Segundo o químico e professor da UFPR, Andersson Barison, a máquina precisa ser “abastecida” a cada semana com 50 litros de nitrogênio líquido e, a cada seis meses, com 100 litros de hélio líquido.

– Coronavírus: Ambev vai produzir álcool gel e doar aos hospitais públicos

A substância química fora das normas de segurança pode provocar ressecamento exagerado da pele e até levar à morte por danos causados ao sistema nervoso. Isso sem mencionar a não proteção contra o coronavírus, que causa a doença covid-19. 

Publicidade

Foto: Divulgação / Sucom-UFPR


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Exercício matinal pode evitar câncer, diferente de exercício no fim do dia, aponta estudo