Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Após repercussão negativa, com a hashtag #DefendaOSUS, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) decidiu revogar o decreto 10.530, que autorizaria a realização de parcerias entre os setores privado e público para construção e administração de UBS (Unidades Básicas de Saúde). A suspensão já aparece em edição extra do DOU (Diário Oficial da União).O anúncio da revogação também foi feito por Bolsonaro nas redes sociais.
A medida foi criticada por parlamentares, ex-ministros e especialistas e gerou preocupação quanto a uma suposta privatização do SUS (Sistema Único de Saúde), o que representaria um retrocesso histórico. No Twitter, o chefe do Executivo classificou como “falsa” a ideia de privatização do SUS e afirmou que a simples leitura do texto “em momento algum sinalizava” a privatização do sistema.
– Saúde mental e democracia: a importância de defender o SUS começa pela mente
Mesmo tendo recuado, o presidente defendeu o decreto, dizendo que a medida tinha como objetivo viabilizar o término de obras nas UBS, bem como permitir aos usuários buscar a rede privada com despesas pagas pela União.
Na manifestação, o governo disse que as UBS “desempenham um papel central na garantia de acesso da população à saúde de qualidade” por estarem localizadas perto de onde a população mora, trabalha, estuda e vive.
– Camila Pitanga revela malária e faz post para exaltar o SUS; doença pode matar e requer cuidados
O decreto foi assinado ontem por Bolsonaro e pelo ministro da Economia, Paulo Guedes. Mais cedo, por meio de nota, a Secretaria-Geral da Presidência afirmou que o objetivo da medida não representava qualquer decisão prévia, uma vez que “os estudos técnicos podem oferecer opções variadas de tratamento da questão”.
– Xuxa vai doar R$ 1 milhão ao SUS para combate ao coronavírus
Em nota divulgada antes do recuo do governo, o Conass (Conselho Nacional de Secretários da Saúde) criticou a proposta do governo, dizendo que decisões relativas ao SUS “não podem ser são tomadas unilateralmente”, e sim por meio de consenso entre os níveis federal, estadual e municipal.
Publicidade
Recentemente o mundo perdeu o último macho da espécie dos rinocerontes-brancos-do-norte. Sudan, de 45 anos, não...
Após ser denunciado por crimes sexuais e violência obstétrica, novas acusações surgem contra o ginecologista e...
Uma franquia da rede Casa do Pão de Queijo foi condenada pela Justiça do Trabalho de São Paulo a pagar 35 mil reais...
A jornalista Letícia Datena, filha do comunicador José Luis Datena, informou aos seguidores nas redes sociais que sua...
A vice-diretora do Museu Nacional, Cristiana Serejo, acaba de dar esperanças acerca da possibilidade de sobrevivência...
O nome de Olavo de Carvalho ganhou notoriedade desde a eleição de Jair Bolsonaro (PSL). O astrólogo e filósofo é...
No último sábado, uma mulher de 30 anos foi estuprada por 12 homens em um matagal em Itatiba, no interior de São...
Ontem, Natália Deodato, do BBB 22, sofreu com depois de ser sentida traída após Lucas beijar Eslovênia durante a...
Walkyria Santos usou seu perfil no Instagram para desabafar sobre a morte do filho, Lucas Santos, de 16 anos, que...