Arte

Arqueólogos descobrem imagem de felino gigante próxima às linhas de Nazca

por: Redação Hypeness

Um desenho gigante de um gato foi descoberto em uma colina no famoso local das Linhas de Nazca, no Peru. Especialistas estimam que estimado a obra de arte tenha cerca de 2 mil anos de idade e mede mais de 36 metros de largura.

Mas como o gato ficou escondido por tanto tempo? Ele estava muito desbotado devido à sua localização numa encosta bastante íngreme e aos efeitos da erosão natural, afirmou o Ministério da Cultura. Trabalhos recentes de restauração deixaram o gato bem visível.

– Arqueólogos descobrem túmulo egípcio de 4 mil anos que parece recém pintado

O desenho está localizado na encosta do Morro do Mirador Natural, que abriga, em seu topo, o Mirante Natural La Pampa de Nasca — um local ideal para observar as linhas de Nazca, há cerca de 400 quilômetros ao sul de Lima.

– Arqueólogos revelam provas de que mulher foi papa

A imagem foi descoberta acidentalmente por pessoas que trabalhavam em reformas no mirante, de acordo com um comunicado do Ministério da Cultura do Peru. 

O geoglifo mostra o gato de perfil, com a cabeça voltada para o observador. A figura felina se estende por 37 metros, e as linhas do desenho medem entre 30 a 40 cm de espessura. Elas foram feitos removendo a camada superior de rochas e expondo os minerais brilhantes que ficam por baixo.

– Arqueólogos confirmam que esqueleto do século 10 era uma guerreira viking

O estilo do desenho data do período tardio de Paracas, de cerca de 200 a.C. a 100 a.C. Os gatos eram um tema popular entre o povo Paracas (uma sociedade andina), como são vistos em muitos de seus tecidos e cerâmicas.

Coletivamente, essas enormes obras de arte — que foram criadas ao longo de 1.000 anos, de cerca de 500 a.C a 500 d.C. — são formalmente conhecidas como Linhas e Geoglifos de Nazca e Palpa e são designadas como Patrimônio Mundial da UNESCO.

Publicidade

Foto: Divulgação/ Ministério da Cultura


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.


X
Próxima notícia Hypeness:
Agenda Hype em casa: Flip, Cinecipó, Nando Reis, Anavitória e Ivete Sangalo na programação da semana