Fotografia

As melhores fotos submersas de 2020 são de tirar o fôlego – pra suspirar depois

por: Vitor Paiva

Uma pessoa talentosa com uma câmera na mão é capaz de tirar uma grande foto até mesmo debaixo d’água – e, nesse caso, tal máxima se torna literal. Pois se os oceanos cobrem 71% do nosso planeta, e boa parte das profundezas desses mares é ainda desconhecida para nós, nada melhor do que explorar tais águas como cenário para as mais espetaculares fotografias. É isso que propõe a revista especializada Scuba Diving Magazine, com seu concurso anual de fotos aquáticas: revelar as melhores fotos tiradas embaixo d’água a cada – e esses são os vencedores e outros mencionados honrosamente na versão 2020 do Through Your Lens Underwater Photo Contest.

Grand Prize (Foto do ano) – Evans Baudin

Entre animais inesperados, ângulos inusitados, cores explosivas e efeitos surpreendentes que a água, como boa lente que é, pode provocar, as imagens de 2020 confirmam o nosso planeta como um lugar verdadeiramente espetacular. Fotos foram enviadas de todo o planeta, mas o grande vencedor – o francês radicado no México, Evans Baudin – soube capturar diversas facetas tanto das fotos aquáticas quanto do próprio ano que atualmente enfrentamos: ao receber uma autorização para registrar a vida marinha na Baja Califórnia, no México, durante a pandemia (quando o tráfego marinho foi praticamente interrompido), o fotógrafo registrou a imensa boca de um Tubarão-baleia, exatamente atrás dele.

“A surpresa foi dupla, quando descobri cerca de 50 peixes rêmora curtindo pacificamente uma carona gratuita na sua boca”, comentou Baudin. Foram 2,636 fotos enviadas, para um concurso dividido em 4 categorias com 13 vencedores –além da foto de Baudin, escolhida como a grande vencedora entre todas, cada categoria também apresentou três vencedores.

Comportamento

Primeiro colocado: Jules Casey

Segundo colocado: Jerry Arriaga

Terceiro Colocado: Thomas Van Puymbroeck

Câmera Compacta

Primeiro colocado: Tobias Friedrich

Segundo colocado: Marcelo Johan Ogata

Terceiro colocado: Enrico Somogyi

Macro

Primeiro colocado: Jeffrey Haines

Segundo colocado: Yury Ivanov

Terceira colocado: Robert Stansfield

Grande-angular

Primeiro colocado: Martin Strmiska

Segundo colocado: Marc Henauer

Terceira colocado: Raffaele Livornese

 

 

Publicidade

© fotos: créditos


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
As imagens vencedoras do concurso de fotos com drones de 2020 são sensacionais