Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Dados do Memorando de Entendimento entre a Fiocruz e a AstraZeneca, assinado em 31 de julho revelam que o acordo da empresa estrangeira com o governo brasileiro impôs condições sobre a venda da futura vacina contra a covid-19. As condições envolvem manter a patente sobre o imunizante, pagamento de royalties, e caso a vacina britânica não apresente resultado, não haverá reembolso do valor investido pelo governo.
Além disso, as doses da vacina que foram liberadas para ser produzidas na fábrica da Fiocruz poderão ser vendidas apenas no mercado brasileiro, impedindo que o Brasil exporte a outros países. Serão produzidas pelo menos 100 milhões de doses, no valor de mais de US $ 300 milhões.
– Professores serão segundo grupo para vacinação contra Covid-19 em SP
– Padre deseja que fiéis que não vão às missas em meio à pandemia ‘morram antes da vacina’
O memorando define ainda que a biofarmacêutica tem o direito sob contrato de declarar o fim da pandemia a partir de julho de 2021. O período poderia ser prorrogado, mas somente se “AstraZeneca agindo de boa fé considerar que a pandemia de SARS-COV-2 não acabou”, diz um trecho do documento.
Em julho, a Astrazeneca, que recebeu fundos públicos para o desenvolvimento de uma vacina, prometeu não lucrar com seu imunizante contra a covid-19, se comprometendo a fornecer doses a preço de custo, pelo menos enquanto durar a pandemia.
– Atila Iamarino explica como vacina da Rússia contra covid-19 ‘não segue boas práticas’
Essa postura, contudo, é refletida diretamente no preço do imunizante. Enquanto a pandemia durar, a maioria das multinacionais venderá as vacinas produzidas a preço de custo. No entanto, depois disso, os valores devem passar por reajustes para adequação de mercado.
Publicidade
Um dos problemas da proibição moral e irrestrita de drogas em geral é a interdição do potencial médico ou...
Uma parceria entre pesquisadores brasileiros e americanos mediu o volume do canto de uma ave que tem cerca de 30 cm e...
Desenvolvido em meados do século XIX, a Aspirina é um dos mais revolucionários e consumidos medicamentos da...
Os estragos ocasionados pelas bombas lançadas durante a Segunda Guerra eram visíveis: cidades inteiras ficaram...
Na noite do último dia 15 de março, luzes iluminaram o céu da cidade de Sendai, no Japão, durante um grave...
Corria o ano de 1952 quando Copenhague, capital da Dinamarca, se viu assolada por uma grande epidemia de poliomielite,...
Desde o dia 15 de maio que o rover chinês Zhurong passeia por Marte, e já nos dias seguintes os dados iniciais e as...
O Laboratório Espaço Público e Direito à Cidade (LabCidade) mapeou os casos de coronavírus por ruas em São Paulo....
“Voltamos a circular e o preço disso será muito caro”, disse o biólogo Atila Iamarino, uma das principais vozes...