Inspiração

Bashkir Curly: os cavalos ‘labradores’ cacheados que parecem seres de outro planeta

por: Redação Hypeness

Conhecidos como Bashkir Curlies, American Bashkir Curlies e North American Curly Horses, os Curly Horses (cavalos cacheados), em tradução livre) são uma raça especial de equinos. Existentes em diversos tamanhos, cores e tipos de corpo, esses animais carregam um gene que proporciona uma pelagem cacheada única, hipoalergênica e que se torna ainda mais definida no inverno.

De acordo com o site “Oddity Central“, a pelagem encaracolada dos Bashkir Curlies apresenta uma leve ondulação ou até se desfaz completamente durante o verão. Sem origem oficial conhecida, a raça é um dos maiores mistérios do mundo dos cavalos.

– Polícia investiga ação de seitas satanistas em mutilações, incluindo genitais, contra cavalos

Imagem de um cavalo da raça Bashkir Curly durante o inverno, com pelo mais cacheado

Os Bashkir Curlies ficam com a pelagem mais cacheada durante o inverno

Apesar de terem sido batizados com o nome russo “Bashkir”, cientistas do país transcontinental concordaram unanimemente que não há evidências históricas de qualquer cavalo de pelo encaracolado na região.

– Cientistas fazem história e clonam espécie de cavalo ameaçada de extinção

Por outro lado, outros especialistas sugerem que o cavalo cacheado pode estar ligado ao Lokai, uma raça de equinos do Tajiquistão, na Ásia, já que ambos compartilham algumas características. Há também uma teoria de que a raça é, na verdade, de origem ibérica.

Pelagem dos cavalos cacheados em detalhe

Pelagem dos cavalos cacheados em detalhe

O gene que dá aos Bashkir Curlies os pelos cacheados pode ser expresso de várias maneiras; desde pelos encaracolados dentro das orelhas, até cachos por toda a crina e corpo.

– O emocionante reencontro destes casal de cavalos selvagem ‘grávidos’ após separação dramática

Acredita-se que o Bashkir Curly seja a única raça de cavalos hipoalergênicos do mundo, com a maioria das pessoas alérgicas a cavalos sendo capazes de permanecer na presença deles sem sofrer qualquer tipo de reação alérgica.

Segundo pesquisas preliminares, isso acontece por conta de uma proteína que falta nos pelos dos Curlies e que pode ser a mesma a desencadear as reações alérgicas em seres humanos.

Com textura similar aos pelos de “labradoodles” — uma raça híbrida de cachorros que mistura labrador com poodle —, os cavalos cacheados costumam ser de médio porte e apresentam grande resistência física.

Veja mais detalhes da aparência dos Bashkir Curlies no vídeo abaixo:

 

Publicidade

Fotos: Reprodução YouTube / Curly Horse Love


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Mãe abraçou bebê para protegê-lo de desabamento de falésia que matou família no RN