Ciência

Céu de outubro terá chuva de meteoros orionídeos e lua azul

por: Redação Hypeness

O mês de outubro guardará diversas surpresas astronômicas para os entusiastas do céu. Além de uma chuva de meteoros resultantes do Cometa Halley, nós terráqueos ainda poderemos observar o raro fenômeno da Lua Azul – é claro que é bom avisar que o nosso satélite não vai ficar azul mesmo – na chegada do dia das bruxas, lá no finzinho de outubro de 2020 (sim, também estamos chocados que chegamos no mês 10).

– Nasa publica foto do litoral de São Paulo visto do espaço e viraliza nas redes sociais

Chuva de meteoros na Rússia

Chuva de meteoros observada no extremo leste da Rússia; além disso, mês terá Marte dando show e Lua Azul

Já nessa sexta-feira (2) Marte e a Lua (que está cheia) vão ficar bem próximos uns dos outros. No Chile e na Argentina, será possível observar a Lua encobrindo o planeta vermelho, o que, particularmente, nos deixou com uma invejinha dos hermanos.

– A Lua está perdendo o brilho e a culpa é da relação tóxica com a Terra; entenda

Falando no planeta vermelho, no dia 13 veremos a oposição de Marte. Esse é o momento em que o nosso vizinho de sistema solar fica mais visível para nós, com forte brilho vermelho no céu e visibilidade altíssima, podendo ser observado de todos os cantos do planeta.

Já no dia 21, teremos a chuva de meteoros orinídeos. O nome dessa chuva está relacionada à direção em que podemos observá-la: esses meteoros são detritos do Cometa Halley e a observação deles é na região da Constelação de Órion, também conhecida como Três Marias. Para enxergá-los, é só ir a um local bem escuro a partir da meia-noite e ficar concentrado no leste da abóbada celeste.

– Câmera mostra explosão de meteoro no céu do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas; veja vídeo

E pra finalizar o mês, teremos uma lua azul, um fenômeno raro que só vai acontecer novamente em 2039; o nome desse evento é um pouco enganoso, mas ainda assim, ele é incrível. Lua azul é o nome que se dá para quando temas duas luas cheias no mesmo mês.

E aí você aproveita pra ouvir, lá no dia 31 de outubro (comemorando quem sabe um Dia das Bruxas?) esse clássico aqui:

Publicidade

Fotos: © Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Morte de médico brasileiro de 28 ano que participava dos testes da vacina de Oxford preocupa