Ciência

Ciclone no litoral brasileiro pode causar tempestades em 9 estados; confira

por: Redação Hypeness

Um ciclone no litoral brasileiro já está causando graves chuvas em diversas regiões do Brasil e seus impactos podem causar tempestades em 9 estados. O Instituto Nacional de Metereologia (Inmet) emitiu sinal de alerta para diversas regiões do Brasil. Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Rio Grande do Sul terão chuvas intensas ou tempestades entre 25 e 27 de outubro.

– Destruída por chuvas, no passado BH “escondeu” 25% de seus córregos urbanos

Ciclone cria condições para tempestades no litoral e no interior do Brasil

Desde o fim de semana, diversas regiões do Brasil têm enfrentado chuvas torrenciais. Em São Paulo, diversas regiões da capital ficaram alagadas. Em Vitória, no Espírito Santo, uma pedra desabou de um morro, atingindo uma casa e ferindo duas crianças. Outros estados registram estado de alerta e a situação é preocupante, especialmente em Minas Gerais.

– Cidades que absorvem água da chuva são saída contra enchentes

A Agência Nacional de Mineração (ANM) emitiu um comunicado às empresas do setor da mineração, bastante comuns nas terras mineiras. Segundo o órgão governamental, a chance de desabamento de barragens – em evento similar ao que aconteceu em Mariana e Brumadinho – é alta, portanto é necessário operar com o máximo de segurança possível nas próximas semanas.

“Os empreendimentos que possuem barragens de mineração em Minas Gerais devem redobrar a atenção e o monitoramento das estruturas este final de semana”, afirma a nota da ANM.

No mar, veremos eventos ainda mais drásticos, como a incidência de grandes ondas. A ocorrência do fenômeno meteorológico impacta as temperaturas e chuvas no continente, que recentemente passou por um bolsão de calor insuportável.

– Calor dos últimos dias tem a ver com aquecimento global e veio para ficar, diz especialista

“As condições de tempo severo estão sendo previstas, preliminarmente, por modelos numéricos globais e há a possibilidade de ocorrência de ventos sustentados sobre o mar de até 35 nós (aproximadamente 65 km/h) com rajadas, entre a noite do dia 25, dias 26 e 27. O mar também poderá ficar agitado, com ondas, em alto-mar, com alturas previstas de até 4,0 metros”, afirma nota conjunta do Inmet com a Marinha do Brasil.

Publicidade

Fotos Destaques: © Getty Images Foto 1: Reprodução/Wind


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Conheça Ceres, o planeta anão que é um mundo oceânico