Arte

Cine África: grandes filmes africanos online e de graça em mostra virtual

por: Redação Hypeness

Em parceria com o CineSesc, a anual Mostra de Cinemas Africanos apresenta a nova edição do Cine África, desta vez totalmente virtual. O projeto — que tem o intuito de divulgar a produção cinematográfica do continente africano — é online, gratuito e traz 12 títulos de destaque de países como Camarões, Nigéria, Quênia, Burkina Faso, Senegal e Egito. Entre longa-metragens e curtas, os filmes são expostos semanalmente, um por vez, todas as quintas-feiras a partir do dia 10 de setembro na plataforma CinemaEmCasa.

Uma realização do Sesc São Paulo, a mostra também apresenta entrevistas exclusivas com o diretor ou diretora responsável pela produção do respectivo título. Programado para durar até novembro, o Cine África divide as exibições entre dez longas e dois programas de curtas.

– Netflix dá detalhes de 1ª série produzida no continente africano

Segundo informações do “Catraca Livre“, a curadoria da mostra privilegiou filmes produzidos nos últimos cinco anos em diversas regiões da África. A maioria das produções, inclusive, são inéditas no Brasil e já foram reconhecidas por relevantes festivais internacionais de cinema.

– Cinema preto: 21 filmes para entender a relação da comunidade negra com sua cultura e com o racismo

Legendados em português e mesclados entre documentários e filmes de ficção, os longa-metragens foram escolhidos a partir da curadoria de Ana Camila Esteves.

Ao fim das exibições do Cine África, um e-book será disponibilizado com artigos, ensaios, entrevistas e críticas sobre o universo do cinema africano.

É possível conferir a programação completa do evento no site da Mostra de Cinemas Africanos. O próximo título a entrar em cartaz é o drama “O Fantasma e a Casa da Verdade”, de Akin Omotoso (Nigéria, 2019), que estreia nesta quinta-feira (8/10).

Cena do filme ‘O Fantasma e a Casa da Verdade’, lançado em 2019 e dirigido pelo nigeriano Akin Omotoso

Publicidade

Foto 1: Divulgação/Sesc | Foto 2: Reprodução/'O Fantasma e a Casa da Verdade', Temple Productions


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Kendrick Lamar leu e amou o livro ‘O Sol Na Cabeça’, do brasileiro Geovani Martins